NotíciasÚltimos Destaques

Presidente e vice da OAB SP fecham Conferência em SP com aula de habeas corpus e sustentação oral

By 17 de novembro de 2023novembro 23rd, 2023No Comments
Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP

Patricia Vanzolini e Leonardo Sica falaram na 14ª Conferência Regional da Advocacia (CRADV23) em São Paulo. Alexandre de Sá, tesoureiro da seção paulista, falou no evento sobre o Tribunal do Júri

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), Patricia Vanzolini, encerrou na terça-feira (14) a 14ª Conferência Regional da Advocacia (CRADV23) apresentando sugestões de como produzir um Habeas Corpus perfeito.

Por se tratar de um documento técnico, disse a advogada, há erros estratégicos que se repetem, muitas vezes, pelo fato de o advogado ou a advogada serem bons nos fundamentos do Direito, mas terem dificuldade de colocar a fundamentação no papel.

“Escreva curto, pois o juiz já tem uma tonelada de papéis para analisar. O Habeas Corpus é uma medida específica: sanar um constrangimento absurdo”, iniciou a presidente.

Outra dica importante dada por Vanzolini foi manter uma “tese única”. “O HC não é apelação, é uma tese só. É dedo na ferida. E um dos grandes talentos que você tem que ter é o de escolher a tese”, explicou.

A advogada acrescentou que, em alguns casos, “o que você pode fazer é, eventualmente, um pedido subsidiário. Do tipo: ‘Eu quero a liberdade, ou então a concessão de uma cautelar diversa da prisão’. Mas não se deve acumular um monte de teses no Habeas Corpus”, reforçou.

+ Leia também: Desigualdade de gênero e violência: no primeiro semestre de 2023, Brasil registrou 722 feminicídios

É importante, ainda, a densidade informacional, diz a presidente da OAB SP. “Seja claro e objetivo, escreva entre sete e 12 laudas. É cortar tudo o que não importa e ir direto ao ponto. Costumo fazer uma ementa, onde eu já digo, em sete itens, do que trata o meu Habeas Corpus. Juiz não gosta de suspense. Juiz gosta de spoiler”, brincou.

Sobre a instrução, Vanzolini alerta que alguns advogados têm um mau hábito de instruir o Habeas Corpus com o processo inteiro. “O HC é uma ação de rito sumário, não tem dilação probatória, não tem instrução. Você tem que entrar com ele bem instruído, mas não dá para citar o processo de capa a capa”, alertou, citando um caso em que um advogado juntou 30 volumes de processos e foi advertido pelo juiz.

Memoriais ajudam sustentação oral

A presidente da OAB SP ainda falou sobre a produção de memoriais para ajudar em sustentações orais. “Memoriais são de extrema utilidade. Ajudam a organizar o seu raciocínio e deixar claro o que você vai falar na sustentação oral. Quando distribui [o memorial], você consegue focar o seu discurso e usar um dos argumentos mais convincentes da história da humanidade: o espelho. Aquilo que o próprio desembargador já disse, já escreveu, já achou. É colocar o julgador contra ele mesmo”, ensina.

O assunto da sustentação oral foi tema da palestra mais cedo ministrada pelo vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica. “Ninguém nasce sabendo. A minha exortação é, principalmente à jovem advocacia, meta as caras. Comece a fazer”, disse Sica.

Mais cedo, o vice-presidente da OAB SP destacou que essa habilidade depende principalmente de três fatores: fala, expressão facial e gestos, sendo os dois últimos os mais importantes.

Ele deu orientações sobre como deve ser a postura do advogado no tribunal e detalhou algumas conexões visuais que devem ser estabelecidas com cada parte do auditório, com algumas dicas práticas (leia a reportagem completa aqui).

O banco dos réus

Alexandre de Sá

Alexandre de Sá, durante palestra

Na palestra “O Tribunal do Júri no Banco dos Réus”, o diretor tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá, apresentou como exemplo o caso dos irmãos Naves, que ocorreu na década de 1940 e é conhecido como um dos maiores erros judiciais da história. Os irmãos foram torturados e passaram nove anos presos injustamente, mesmo após terem sido absolvidos duas vezes pelo tribunal do júri.

De Sá explicou que grande parte da advocacia tem um conceito arraigado de que o júri é falho, mas que ele, pessoalmente, é a favor da manutenção desse formato.

“Nós não podemos entrar nessa conversa de que o júri não faz justiça. O júri é obrigado a ficar ouvindo, já o juiz, muitas vezes, parece estar convencido antes mesmo de a audiência começar. É isso que a gente vivencia todos os dias”, afirmou.

Em sua tese de defesa, o advogado afirmou ainda que um juiz de Direito pode ser tão facilmente influenciado pela mídia e outros fatores externos quanto um jurado. Ao fim de sua explanação, o tesoureiro provocou a audiência: “No banco dos réus, eu absolvo o tribunal do júri. E vocês?”.