CarrosselNotícias

Conferência Regional da Advocacia realiza Encontro de Comissões de Assistência Judiciária

By 14 de novembro de 2023No Comments

Reunião discutiu pautas relacionadas às demandas das CAJs das subseções

A Ordem dos Advogados do Brasil secional São Paulo (OAB SP) realizou, na tarde desta segunda-feira (13), um encontro entre as Comissões de Assistência Judiciária (CAJ) de São Paulo. A reunião aconteceu na sede da entidade e contou com a presença de representantes de subseções que compõem a secional paulista, como Lapa, Santana, Santo Amaro e Butantã. O evento fez parte da programação de trilhas de aprendizagem da 14ª Conferência Regional da Advocacia (CRADV23).

A apresentação do Encontro das Comissões de Assistência Judiciária ficou a cargo do presidente da Comissão da Assistência Judiciária da OAB SP, Jorge Andreotti, e do diretor de tecnologia da Comissão da Assistência Judiciária da OAB SP, Victor Coelho Dias.

Andreotti comentou a reunião realizada no início de outubro entre Defensoria Pública do Estado de São Paulo e OAB SP para a assinatura de um aumento de 8,59% na tabela de honorários, aplicado no acordo vigente entre as partes para o convênio de Assistência Judiciária Gratuita Suplementar.

Leia mais: Novo convênio de Assistência Judiciária da OAB SP traz avanços para advocacia e, pelo segundo ano consecutivo, reajuste significativo em honorários

“A gente conseguiu um aumento real pela primeira vez desde o reajuste inflacionário. É um caminho que estamos desbravando ainda, mas temos que celebrar essa vitória”, disse. As alterações aprovadas no convênio representam melhorias nas operações e pagamentos mais justos para os cerca de 40 mil advogados conveniados no Estado.

Além do novo convênio, a reunião ainda discutiu diversas pautas ligadas aos CAJs subsecionais, como as dificuldades para o preenchimento correto das certidões de honorários, os casos de prisão e penhora, aplicação da Lei Maria da Penha, entre outros.

14ª Conferência Regional da Advocacia (CRADV23)

A 14ª Conferência Regional da Advocacia (CRADV23) acontece em São Paulo nos dias 13 e 14 de novembro. Durante todo o ano de 2023, o evento percorreu diversas cidades do estado paulista, reunindo quase 9 mil advogadas e advogados em debates atuais e relevantes sobre as tendências do mercado jurídico e assuntos de interesse da classe.

A CRADV23 é promovida pelo Universo OAB SP – formado pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP – e tem como objetivo, além da capacitação, a confraternização e o fortalecimento da advocacia. Grandes nomes do direito brasileiro participaram das edições anteriores e, para esta última edição, o Universo OAB SP preparou uma Conferência em formato especial, com dois dias de evento e várias aulas magnas.

No primeiro dia da Conferência, 13 de novembro, as atividades foram concentradas na sede da OAB SP (Rua Maria Paula, 35 – Bela Vista). A partir das 16h, foram oferecidas quatro “Trilhas de Aprendizagem”, focadas no público das Comissões: Igualdade Racial, Prerrogativas, Assistência Judiciária e Colégio Regional de Presidentes – as duas últimas fechadas ao público.

O dia 14 de novembro contará com uma extensa programação no Teatro Liberdade (Rua São Joaquim,129 – Liberdade). Ao longo do dia, serão oferecidas mais de 20 palestras com profissionais renomados do mercado jurídico e conteúdo de alta qualidade.