NotíciasÚltimos Destaques

Vice-presidente da OAB SP dá dicas de sustentação oral em aula magna sobre direito penal

By 20 de outubro de 2023outubro 23rd, 2023No Comments
Leonardo-Sica_CRADV-Sao-Jose-dos-Campos_20-10-23

Apresentação de Leonardo Sica, advogado criminalista com 25 anos de experiência, foi um dos destaques de Conferência em São José dos Campos

A aula magna do vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, com dicas para uma boa apresentação em casos de direito penal, foi um dos pontos altos da 13ª Conferência Regional da Advocacia, em São José dos Campos, nesta sexta-feira (20).

Com o tema “Sustentação Oral, Memoriais e Outras Técnicas de Argumentação nos Tribunais”, Sica deu dicas práticas valiosas sobre comunicação persuasiva para a advocacia criminalista.

Sica explicou que comunicação é um ato de conexão e que, quando o advogado se comunica em juízo, isso é feito com o objetivo de convencer alguém – seja um juiz, um desembargador ou um ministro.

O vice-presidente da OAB SP deu orientações, por exemplo, sobre a escrita do memorial, a peça que resume os argumentos do advogado. “Precisa trazer quem eu sou, o que eu quero e porque eu quero, que é a tese jurídica. Escrever é algo visual. O memorial não pode parecer bula de remédio, precisa ter parágrafos curtos, de até três linhas, e quatro a cinco laudas no máximo”, orientou.

Já sobre a sustentação oral, Sica destacou que depende de três fatores: fala, expressão facial e gestos, sendo os dois últimos os mais importantes. Ele deu algumas orientações sobre como deve ser a postura do advogado no tribunal e as conexões visuais que devem ser estabelecidas com cada parte do auditório, com algumas dicas práticas, como:

– Não levar um texto pronto para ler durante a argumentação, mas um roteiro com tópicos
– Ter atenção com o ritmo e o tom da fala
– Nunca gritar
– Fazer pausas
– Não usar ironia
– Não tentar fazer citações; “Você não está ali para fazer literatura”, lembrou Sica
– Treinar bastante sua argumentação, pois a repetição ajuda

Advogado criminalista com 25 anos de experiência, Sica foi sincero e também deu conselhos para quando bate o nervosismo: “Eu tenho frio na barriga até hoje, não se preocupem em não tê-lo, lide com ele. Coragem não é ausência de medo, mas a capacidade de controlar seus medos”.

O Vice-Presidente da OAB SP reforçou ainda que um jeito prático de controlar o nervosismo é usar os primeiros minutos para cumprimentar todos os presentes: “este aquecimento vai te acalmar e dar oportunidade para estabelecer os primeiros vínculos”.

Antes, na abertura do painel, a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, destacou a importância do tema. “A nossa missão institucional é mostrar que a advocacia pode e deve sustentar oralmente, é valorizar esse momento de fala da advocacia, para não deixar que nos calem. E, para isso, é importante aprimorar nossa técnica e toda a estratégia”.

Universo OAB SP

Antes da palestra magna sobre Direito Penal, o público da Conferência pôde saber mais sobre o Universo OAB SP – formado pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP.

O diretor tesoureiro, Alexandre de Sá Domingues, destacou algumas ações da atual gestão, como redução da anuidade, redução da inadimplência e o Programa Anuidade de Volta, que devolve o valor pago pela advocacia em créditos para utilização nos cursos da ESA. Domingues também destacou ações de governança e boas práticas.

Em seguida, a Secretária-Geral da entidade, Daniela Magalhães, trouxe números que dimensionam o Universo OAB SP, como 355 mil advogados inscritos, mais de 2 mil funcionários, 930 pontos de atendimentos e 251 subseções. Ela realçou exemplos práticos de como a atual gestão está digitalizando os processos e modernizando a secional paulista, em uma grande transformação de estrutura física, pessoas e processos por meio da tecnologia.

Leia também: Sistema Digital de Prerrogativas faz número de processos saltar mais de seis vezes

13ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) realizou em São José dos Campos, nesta sexta-feira (20), a 13ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). 17 subseções participaram do evento no Parque de Inovação Tecnológica: Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

Com palestras de profissionais renomados do mercado jurídico, a Conferência discutiu temas atuais e relevantes do Direito, como o surgimento de novas tecnologias que transformaram o mercado e motivaram novas formas de trabalho. A CRADV23 é promovida pelo Universo OAB SP – formado pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP.

Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e oito “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia e estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem. Nas 12 edições anteriores (Santos, Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba, Bauru e Ribeirão Preto), a CRADV23 reuniu mais de sete mil participantes. O último encontro em 2023 será em São Paulo, em novembro.