CarrosselNotícias

Carreira: painéis falam para jovens e experientes sobre empreendedorismo, marketing e Advocacia 4.0

By 17 de novembro de 2023No Comments
Daniela Magalhães

Secretária-geral da OAB SP e conselheiro da Ordem deram dicas e sugestões sobre como se destacar na advocacia moderna

A penúltima palestra da 14ª Conferência Regional da Advocacia, realizada em São Paulo nesta terça-feira (14), foi uma verdadeira aula de motivação para advogados e advogadas. A secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães (foto acima), e o conselheiro da Ordem paulista e presidente da Secretaria Cultural, Afonso Paciléo, falaram sobre “Advocacia 4.0” e “Empreendedorismo e Marketing Jurídico sob a Luz da Ética”.

Os palestrantes explicaram que as mudanças do mundo fizeram nascer uma nova forma de advogar e defenderam que a categoria precisa aceitar essa transformação. “Estamos trabalhando aqui para continuarmos relevantes, para que a gente use tudo o que nós temos de tecnologia e inovação para seguir sendo importantes”, afirmou Magalhães.

Já Paciléo chamou a atenção do público para os diferenciais que fazem o advogado se destacar em um mercado cada vez mais saturado. “O advogado de hoje em dia é arrojado, é aquele que se joga, é aquele que tem coragem de fazer algo diferente do que a maioria faz, mas sempre de forma ética. Para isso, a gente tem que usar o marketing jurídico”. Ele enfatizou a importância de a advocacia conhecer as novas regras de publicidade estabelecidas pela OAB em 2021.

O painel trouxe ainda uma novidade que será lançada em breve pela OAB SP: a “Aceleradora de Escritórios de Advocacia”, uma parceria com a StartSe e o Insper que busca fomentar em advogados o espírito empreendedor. “O mais importante é entender que o advogado precisa ser também um gestor”, concluiu Paciléo.

Jovem Advocacia: Startando a Carreira

Nelson Kobayashi

Nelson Kobayashi durante palestra

Os advogados Guilherme Cirilo, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, e Nelson Kobayashi, presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP, deram dicas para o início da trajetória profissional dos jovens profissionais do Direito.

“Você não consegue encontrar alguém que tenha sucesso, alto nível e alto desempenho sem possuir uma mentalidade de acreditar na própria capacidade”, discursou Cirilo. “Isso é vencer a crença limitante do início da carreira”, concordou Kobayashi.

Além de uma mentalidade de confiança, os palestrantes também destacaram que, para dar o pontapé inicial na carreira, é preciso ter habilidades de gestão de processos, de equipe, financeira e de planejamento.

O terceiro passo é apostar nas habilidades de marketing, usando ferramentas – muitas vezes digitais – para potencializar as competências profissionais. Por fim, o presidente da Comissão da Jovem Advocacia deu um recado: “Não adianta criar marketing sem criar relacionamentos na advocacia. Fazer network é fundamental, não tem nada de errado nisso”.

14ª Conferência Regional da Advocacia (CRADV23)

A 14ª Conferência Regional da Advocacia (CRADV23) aconteceu em São Paulo nos dias 13 e 14 de novembro. Durante todo o ano de 2023, o evento percorreu diversas cidades do estado paulista, reunindo quase 9 mil advogadas e advogados em debates atuais e relevantes sobre as tendências do mercado jurídico e assuntos de interesse da classe.

A CRADV23 é promovida pelo Universo OAB SP – formado pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP – e tem como objetivo, além da capacitação, a confraternização e o fortalecimento da advocacia. Grandes nomes do direito brasileiro participaram das edições anteriores e, para esta última edição, o Universo OAB SP preparou uma Conferência em formato especial, com dois dias de evento e várias aulas magnas.

No primeiro dia da Conferência, 13 de novembro, as atividades foram concentradas na sede da OAB SP (Rua Maria Paula, 35 – Bela Vista). A partir das 16h, foram oferecidas quatro “Trilhas de Aprendizagem”, focadas no público das Comissões: Igualdade Racial, Prerrogativas, Assistência Judiciária e Colégio Regional de Presidentes – as duas últimas fechadas ao público.

O dia 14 de novembro contou com uma extensa programação no Teatro Liberdade (Rua São Joaquim,129 – Liberdade). Ao longo do dia, foram oferecidas mais de 20 palestras com profissionais renomados do mercado jurídico e conteúdo de alta qualidade.