CarrosselNotícias

Universo OAB SP existe para apoiar advogados autônomos e de pequenos escritórios, diz Patricia Vanzolini

By 18 de setembro de 2023setembro 19th, 2023No Comments
11ª Conferência Regional da Advocacia de 2023

Durante a 11ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), a presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo) celebrou a criação do Universo OAB SP, que engloba ações de educação, valorização e defesa de prerrogativas, e reafirmou que a missão da entidade é, principalmente, de defender advogados autônomos e de pequenos escritórios.

O discurso ocorreu na abertura da Conferência Regional da OAB SP em Santos, que acontece ao longo desta sexta-feira (15) reunindo as 12 subseções que compõem a segunda região administrativa da secional paulista.

A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, reforçou a necessidade da secional apoiar a advocacia paulista, não se restringindo apenas à trajetória profissional.

“Quando trabalhamos em uma grande empresa, ela nos dá duas coisas: apoio e defesa. A advocacia não tinha nada disso. Então percebemos que a OAB SP, enquanto entidade de 90 anos, tinha que entrar muito mais forte, uma vez que tem papel fundamental na defesa da democracia no estado de São Paulo e em todo o Brasil”.

Ela citou que este suporte é dado, entre outras formas, a partir da educação para a capacitação profissional, via Escola Superior de Advocacia (ESA), que tem sua acessibilidade garantida pelo programa Anuidade de Volta, em que todo o valor pago em anuidade vira crédito para cursos de extensão e de pós-graduação da ESA.

Além disso, existe também o apoio para a vida, representado pela CAASP, e pelo plano de previdência criado para advogados, sem fins lucrativos.

+ Leia também: OAB SP lança sistema digital para denúncia de violação de prerrogativas

“Nós entendemos que a missão da OAB SP é o apoio e a defesa. Apoiar os advogados em toda a dimensão da sua vida. Mas também defendê-lo, e aí falamos do coração pulsante da OAB, algo que me anima a levantar todos os dias e trabalhar. Advocacia forte é a advocacia defendida por prerrogativas e por dignidade dos honorários. São lutas difíceis e que muitas vezes perdemos, mas temos que entrar. É uma defesa intransigente”, concluiu Vanzolini.

“[A OAB SP] não pensa apenas no advogado renomado de um grande escritório. Temos que pensar também na grande parcela da advocacia, que é formada por advogados autônomos ou advogados de pequenos escritórios”, disse Vanzolini.

Ela citou a pesquisa que revela que 62% dos advogados inscritos na OAB SP são autônomos, enquanto outros quase 15% são vinculados a escritórios pequenos. “É gente que luta a cada dia para sobreviver nesse mercado duro e saturado. É para elas e eles que temos de pensar nossa instituição.”

Menos Anuidade e Mais Benefícios

O Universo OAB SP reúne uma série de serviços, benefícios e atividades oferecidos pela Secional de São Paulo, pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), pela Escola Superior da Advocacia (ESA) e por seu fundo de previdência complementar, a OABPrev-SP.

No último mês de agosto, a OAB SP lançou ainda mais benefícios para apoiar a advocacia paulista. O OAB SP Shop é uma aplicativo com mais de 20 mil estabelecimentos cadastrados que oferece descontos exclusivos em livros, roupas, alimentação em diversas marcas e a advocacia ainda recebe uma porcentagem que vira cashback para ser abatido no valor da anuidade do ano seguinte.

Para facilitar a digitalização dos profissionais do estado, a OAB SP também elaborou um Marketplace de Lawtechs. Nele, o profissional do Direito terá acesso a serviços de Análise e Jurimetria, Automação de Documentos, Compliance, Taxtech, Civic Tech, Real Estate Tech, LegalFinTech, entre outros. Todas as empresas cadastradas foram minuciosamente analisadas pela OAB São Paulo.

A OAB SP também digitalizou o sistema de Prerrogativas, dando maior acesso ao canal de denúncia de violações. A iniciativa integra o projeto “Reação Imediata e Tolerância Zero” da secional paulista, que oferece suporte constante, imediato e contínuo nos casos de violação das prerrogativas.

11ª Conferência Regional da Advocacia de 2023

11ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) realiza em Santos, no dia 15 de setembro, a 11ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23).

O evento aconteceu na Unisanta – Universidade Santa Cecília, das 8h às 18h30, com a participação de 12 subseções: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Iguape, Itanhaém, Jacupiranga, Miracatu, Peruíbe, Praia Grande, Registro, Santos e São Vicente.

Em um novo formato, promovida pelo Universo OAB SP – composto pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP –, a Conferência teve discussões voltadas à transformação do mercado jurídico e das relações sociais, em especial, com o advento de novas tecnologias, fomentando outras formas de trabalho.

Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e sete “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia, estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem.

Nas dez edições anteriores (Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba e Bauru), a CRADV23 reuniu mais de seis mil participantes. Os três últimos encontros serão em Ribeirão Preto (6/10), São José dos Campos (29/10) e São Paulo (16 e 17/11).