Skip to main content
CarrosselNotícias

OAB SP lança sistema digital para denúncia de violação de prerrogativas

By 28 de agosto de 2023setembro 25th, 2023No Comments

A partir desta segunda-feira (28), advogados podem entrar com processos novos pela Comissão de Direitos e Prerrogativas de forma totalmente eletrônica

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil seccional São Paulo) dá início, nesta segunda-feira (28), à unificação dos processos de prerrogativas no Estado, propiciada pela digitalização da área. A iniciativa integra o projeto “Reação Imediata e Tolerância Zero” da secional paulista, que oferece suporte constante, imediato e contínuo nos casos de violação das prerrogativas. 

O novo canal digital traz agilidade e praticidade para o(a) advogado(a) que sofre uma violação no exercício profissional. Resolve, ainda, o problema de processos duplicados tramitando em diferentes regiões, pois integra em um só sistema capital e subseções.

“Com o sistema eletrônico de prerrogativas estamos promovendo uma simplificação significativa e uma maior eficácia no exercício dos direitos fundamentais da advocacia. Essa iniciativa permite um exercício mais fluido e eficaz das prerrogativas e assegura que advogadas e advogados possam se dedicar integralmente às suas obrigações profissionais”, declara Pacheco. 

As denúncias via sistema digital da Comissão de Prerrogativas poderão ser feitas pelo formulário no site da OAB SP. A integração com o sistema da OAB Nacional permitirá a expansão gradual da capital paulista para as demais subseções do estado, cumprindo o objetivo de otimizar tempo e, principalmente, trazer mais celeridade aos processos. Por enquanto, apenas novos processos farão parte do sistema, mas já há um projeto em andamento para digitalizar ações que foram requeridas antes da informatização.

Cruciais para preservar a atuação dos advogados, as prerrogativas são direitos essenciais que permitem ao profissional “exercer a defesa plena de seus clientes, com independência e autonomia, sem temor de represálias por parte do juiz, do representante do Ministério Público ou de qualquer autoridade que possa tentar coagir ou diminuir seu papel como defensor das liberdades”.

Esses direitos, explicitados nos artigos 6 e 7 da Lei 8.906/94, abrangem, entre outros, o sigilo profissional, o acesso aos inquéritos e processos, a inviolabilidade do escritório e a liberdade de defesa.

Serão mantidos, ainda, os antigos canais, como o email prerrogativas@oabsp.org.br, e os telefones para casos em que é necessária uma assistência ao profissional com urgência: (11) 3291-8174 e (11) 99128-3207.