InstitucionalNotícias

CRADV23 da OAB SP reúne comunidade jurídica em Sorocaba

By 4 de julho de 2023julho 18th, 2023No Comments
Conferência Regional da OAB SP reúne profissionais da advocacia, estudantes de Direito e sociedade civil em trilhas de aprendizagens

Maior encontro itinerante da advocacia do Estado contou com a participação de 23 subseções da Ordem paulista, na edição de Sorocaba

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) promoveu, na última sexta-feira (30), mais uma Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). A oitava edição deste ano, de uma série de 14, reuniu cerca de 700 participantes na Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI).

O evento contemplou as subseções da OAB SP em Apiaí, Boituva, Cabreúva, Capão Bonito, Cerquilho, Conchas, Ibiúna, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itu, Laranjal Paulista, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Taquarituba, Tatuí, Tietê e Votorantim. Somente essas cidades reúnem mais de 13 mil profissionais inscritos na Secional.

Em um novo formato, as CRADV23s estão mergulhando nas transformações do mercado de trabalho, nos impactos da tecnologia no mundo jurídico e nas relações sociais, e já atraíram cerca de 5 mil pessoas ao longo das edições realizadas neste ano. “A FADI recebeu renomados profissionais da nossa classe, que transmitiram conteúdo de qualidade para a advocacia da região de Sorocaba. Tivemos mais de 700 participantes em nossas palestras magnas, realizadas de manhã e à tarde. O sentimento é de gratidão, às pessoas que têm nos ajudado na organização e ao público que vem prestigiando o maior encontro itinerante da advocacia paulista”, afirmou a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini.

Os eventos são abertos à comunidade, em geral, incluindo estudantes de Direito e entusiastas do universo jurídico. Patricia destacou a relevância desses encontros para todos os interessados: “As Conferências Regionais da Advocacia de 2023 têm sido um marco na trajetória da advocacia paulista, possibilitando expandir horizontes e contribuindo para o aprimoramento profissional. Se você é um estudante de Direito, pensa em seguir essa carreira ou tem curiosidade sobre assuntos jurídicos, também é possível participar. Assim como a advocacia já estabelecida, você poderá adquirir conhecimentos valiosos para impulsionar sua carreira”.

Trilhas de aprendizagem

As CRADV23s estão proporcionando atividades dentro do conceito de trilhas de aprendizagem, em que o participante pode, dependendo de seu perfil, acessar os conteúdos mais alinhados com seus objetivos. Entre as trilhas de destaque da última edição estavam “Turbinando a Carreira” e “Igualdade Racial”.

A trilha Turbinando a Carreira, que reuniu mais de 200 participantes, contou com exposições do presidente e do vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP, Afonso Paciléo e Nelson Kobayashi, respectivamente, e da diretora secretária-geral da Ordem paulista, Daniela Magalhães. Com o tema “Empreendedorismo – do Marketing Jurídico à Tecnologia e Inteligência Artificial”, a palestra de Paciléo apresentou um conteúdo voltado para incentivar a inovação na advocacia, com o intuito de colaborar com o desenvolvimento profissional dos participantes. “Antigamente, a gente pensaria que um assunto como esse só interessaria para jovens advogados. Porém, como hoje todos os profissionais da advocacia precisam estar com o mundo digital na pauta da mão, esse curso torna-se uma ótima oportunidade de aprendizagem e aperfeiçoamento”, comentou o presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal.

Entre os participantes da trilha sobre Igualdade Racial, estavam a diretora secretária-geral adjunta da OAB SP, Dione Almeida; a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Secional, Ana Carolina Lourenço; o coordenador da Comissão de Igualdade Racial (CIR) da Ordem paulista, João Vitor de Oliveira Silva; e integrantes de CIRs de subseções envolvidas na 8ª CRADV23. “Identificamos que, infelizmente, dentre as 23 cidades participantes nesta Conferência, apenas cinco contam com CIR. Então, vamos desenvolver um trabalho conjunto para aumentar a participação de pessoas negras nas subseções da região, tanto em Comissões de Igualdade Racial, como de outras especialidades: Tributário, Civil, Trabalhista. Nosso objetivo é fortalecer a advocacia negra, como um todo”, ressaltou Silva.

Outros temas que estão pautando o cotidiano, como Direito de Família e novos mercados para advogadas e advogados, foram respectivamente tratados pelo diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA) da Secional, Flávio Tartuce, e pela presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB SP, Flávia do Nascimento, juntamente com o presidente da Comissão de Mídia, Entretenimento e Cultura da Ordem paulista, José Mauricio Fittipaldi.

Universo OAB SP

Além de Patricia, Daniela e Dione, estavam presentes na 8ª CRADV23 o vice-presidente da Secional, Leonardo Sica, e o tesoureiro da Ordem paulista, Alexandre de Sá Domingues. Outros integrantes do Universo OAB SP também prestigiaram o evento, como diretores da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), da ESA, da OABPrev-SP, de subseções da região, além de conselheiros secionais.

A próxima edição da Conferência Regional da Advocacia será em Bauru, no dia 14 de julho.