ComissõesNotícias

CRADV23: trilha de aprendizagem ‘Turbinando a Carreira’ bate recorde de público na Faculdade de Direito de Sorocaba

By 4 de julho de 2023julho 25th, 2023No Comments

Temas como empreendedorismo, marketing jurídico, redes sociais, escritórios digitais e inteligência artificial foram abordados na palestra

Durante a oitava Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), que foi realizada na última sexta-feira (30) na Faculdade de Direito de Sorocaba, a Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) reuniu na “Trilha de aprendizagem – Turbinando a Carreira” mais de 200 participantes, entre estudantes, recém-ingressos nos quadros da Secional e profissionais da classe já estabelecidos no mercado.

A trilha contou com exposições dos integrantes da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP, Afonso Paciléo (presidente) e Nelson Kobayashi (vice-presidente), e da diretora secretária-geral da Ordem paulista, Daniela Magalhães.

Empreendedorismo – do Marketing Jurídico à Tecnologia e Inteligência Artificial” foi o tema da palestra de Paciléo, que visa a troca de informações para incentivar a inovação na advocacia, colaborando com o desenvolvimento profissional dos participantes.

“Antigamente, a gente pensaria que um assunto como esse só interessaria para jovens advogados. Porém, como hoje todos os profissionais da advocacia precisam estar com o mundo digital na pauta da mão, esse curso torna-se uma ótima oportunidade de aprendizagem e aperfeiçoamento”, comentou o palestrante.

Para a 8ª CRADV23, Paciléo transformou seu workshop, que tem a duração de um dia, em uma capacitação de uma hora e trinta minutos, dividida em oito tópicos: empreendedorismo; marketing jurídico autêntico, ético e eficaz; redes sociais; conquista e fidelização de clientes; escritórios digitais; gestão de escritório de advocacia; Visual Law, a moderna forma de peticionar; tecnologia e inteligência artificial.

Inovação

Kobayashi lembrou que a advocacia brasileira conta com 1,3 milhão de profissionais e ressaltou que inovação é o caminho para se diferenciar no mercado. “No Brasil, temos um advogado para cada 164 pessoas. Com tanta concorrência, é preciso ‘pensar fora da caixa’ para enxergar oportunidade onde ninguém está olhando”, afirmou o vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal.

“Aqui nesta sala, duvido que tenha alguém preparado para atender um cliente com a seguinte demanda: ‘Doutor, você trabalha com investimentos em criptomoedas? É que eu tive uma reunião no metaverso, deram-me uma garantia digital, mas sofri um golpe. Pode resolver isso para mim?’”, perguntou Kobayashi, que complementou: “Quem pega um caso como esse já ‘saiu da caixa’ faz tempo”.

Como mais um exemplo de inovação na OAB SP, Daniela contou uma novidade aos participantes: “nós criaremos uma aceleradora de escritórios de advocacia. Lá, vamos ensinar para você, que acabou de sair da faculdade, como fazer seu contrato social, a precificar honorários, a montar uma proposta de trabalho, a desenhar o seu produto, para você chegar aonde deseja”.

O projeto da atual gestão da Secional foi recebido com entusiasmo por todos que acompanham a Trilha Turbinando a Carreira, que bateu recorde de público em Sorocaba.