ComissõesNotíciasÚltimos Destaques

Sorocaba sedia ‘Encontro de Integrantes de Comissões de Igualdade Racial de Subseções da OAB SP’

By 3 de julho de 2023No Comments

Reuniões nas Conferências Regionais da Advocacia possibilitam a conexão da Secional com as subseções, fortalecendo a advocacia negra e o combate ao racismo

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) promoveu, durante a oitava Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), mais uma trilha de aprendizagem voltada à Igualdade Racial. O encontro, que foi realizado na última sexta-feira (30) na Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI), visa o fortalecimento da advocacia negra e o combate ao racismo.

As Conferências têm sido palco de discussões importantes tanto para a advocacia, quanto para a sociedade, e a trilha das Comissões de Igualdade Racial (CIRs) tornou-se indispensável, uma vez que as políticas de combate à desigualdade racial, que abrangem temas cruciais como inclusão e diversidade, são um pilar fundamental que orienta e permeia toda a gestão da Ordem, sendo implementadas em todas as esferas.

Conduzida pela diretora secretária-geral adjunta da OAB SP, Dione Almeida, a trilha reuniu mais de 20 pessoas. Entre os participantes, estavam a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Secional, Ana Carolina Lourenço Santos das Dores; o coordenador da Comissão de Igualdade Racial da Ordem paulista, João Vitor de Oliveira Silva; e integrantes de CIRs de subseções envolvidas na 8ª CRADV23.

Para a Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, essas reuniões nas Conferências Regionais da Advocacia possibilitam a conexão da Secional com as subseções, a partir das CIRs, fortalecendo o combate ao racismo em todo o território paulista.

Escuta e acolhimento

De acordo com Silva, na trilha que ocorreu na FADI foi possível ouvir as experiências de integrantes de Comissões de Igualdade Racial da região de Sorocaba e propor soluções para alguns dos problemas apontados. “Identificamos que, infelizmente, dentre as 23 cidades participantes nesta Conferência, apenas cinco contam com CIR”, informou o coordenador.

Na ocasião, a OAB SP ainda escutou as dificuldades de profissionais da advocacia sorocabana que trabalham a pauta racial em outras áreas do Direito. “Vamos desenvolver um trabalho conjunto para aumentar a participação de pessoas negras nas subseções da região, tanto em Comissões de Igualdade Racial, como de outras especialidades: Tributário, Civil, Trabalhista. Nosso objetivo é fortalecer a advocacia negra, como um todo”, ressaltou Silva.

Antes de Sorocaba, a OAB SP realizou três Encontros de Integrantes de Comissões de Igualdade Racial de Subseções: em São Carlos, Leme e Presidente Prudente. Nessas regiões, a Secional também promoveu a escuta e o acolhimento dos participantes.