NotíciasSubseções

Vice-presidente da OAB SP inaugura núcleo da Escola Superior de Advocacia em Valinhos

By 5 de fevereiro de 2024No Comments

Em solenidade na Subseção de Valinhos realizada na sexta-feira (2), Leonardo Sica celebrou a criação do espaço de capacitação e ainda participou de entrega de carteiras à advocacia local

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), Leonardo Sica, participou, na última sexta-feira (2), da solenidade de outorga de carteiras à advocacia na Subseção de Valinhos. Durante o evento, também foi anunciada oficialmente a inauguração do núcleo da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB SP na Subseção local. A novidade ratifica o trabalho de interiorização que vem sendo realizado pela Secional no interior e no litoral do estado.

O anúncio do novo espaço de aprimoramento para a advocacia da região de Valinhos também contou com a presença do coordenador geral das áreas geográficas da ESA OAB SP, Sérgio Vallim Filho.

“Além da outorga de carteiras, que é um momento marcante na vida de todos os advogados e as advogadas, o evento foi especial porque o presidente da Subseção, Fabrício Camargo Simone, teve a alegria de anunciar a instalação do núcleo da ESA aqui em Valinhos, que já está em fase final de treinamento e, em breve, estará funcionando”, afirmou Sica.

O vice-presidente da OAB SP lembrou que desde o início de 2023 foi implantado o programa Anuidade de Volta, em que 100% do valor pago em anuidade da Ordem vira crédito para cursos de extensão e de pós-graduação da ESA. “Todo o valor pago na anuidade pode ser descontado em cursos que vão potencializar o exercício profissional de vocês, advogadas e advogados.”

Advogadas e advogados de Valinhos brindam nova etapa profissional no encerramento da solenidade de outorga de carteiras

Interiorização

A criação do núcleo e a presença do vice-presidente Leonardo Sica em Valinhos reforçam o empenho da Ordem Paulista de ampliar os serviços do Universo OAB SP – composto pela Secional, Subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior de Advocacia (ESA) e OABPrev-SP – para todo o Estado.

O Universo OAB SP é composto pela Secional, Subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior de Advocacia (ESA) e OABPrev-SP.  Além do programa Anuidade de Volta, ele reúne uma série de serviços que visam contemplar as demandas dos advogados em todas as dimensões de suas vidas: defesa da advocacia no âmbito da Secional; educação continuada com a ESA; apoio assistencial com a CAASP; e plano de previdência criado para advogados, sem fins lucrativos, viabilizado pela OABPrev.

“Temos focado em levar cada vez mais os serviços da Capital para advogados do interior, além de defender e buscar melhorar os honorários. A advocacia paulista pode contar sempre conosco”, reforçou Sica.

Presidente da Subseção de Valinhos, Fabrício Camargo Simone, celebra inauguração do núcleo da Escola Superior de Advocacia (ESA)

Além de parabenizar na solenidade as novas advogadas e advogados da cidade inscritos na Ordem, o presidente da Subseção de Valinhos também celebrou a inauguração do núcleo da Escola Superior de Advocacia. “A ESA em nossa Subseção representa mais uma facilidade para a advocacia. Melhoramos a estrutura do nosso auditório para a realização dos cursos, palestras e aulas magnas”, comentou Fabrício Camargo Simone. “A OAB Valinhos figura agora como mais um polo estudantil para os 23 mil advogados e advogadas da Região Metropolitana de Campinas. Nós queremos atender também os advogados e advogadas de outras cidades da região, como Vinhedo e Itatiba”, projetou.

Após a visita, o vice-presidente da Secional revelou mais uma novidade para a Subseção de Valinhos.  “Já olhamos o espaço hoje e conversamos para inaugurarmos aqui mais uma sala de coworking. Já existem salas de coworking aqui, mas é um desejo da presidência da Subseção de ampliar, então vamos abrir mais uma”, contou Sica.

Além de Leonardo Sica, Fabrício Camargo Simone e Sérgio Vallim Filho, a mesa de solenidade de outorga de carteiras, que deu as boas-vindas a 12 novos profissionais, foi composta pelo presidente da OAB Paulínia, Dauro Machado, e pela presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da Subseção de Valinhos, Juliana Chagas.

Assistência Judiciária gratuita

Durante o evento em Valinhos, entre os exemplos recentes da atuação da OAB SP na defesa da advocacia paulista, também foi destacada a conquista de dois reajustes consecutivos (2022 e 2023) para os profissionais que atuam na Assistência Judiciária gratuita, convênio firmado entre a Ordem paulista e a Defensoria Pública do Estado, que está com inscrições abertas até 15 de março pelo link  https://online.defensoria.sp.def.br/portal/

Atualmente, cerca de 40 mil profissionais prestam o serviço em todo Estado. Na Região Administrativa de Campinas, que engloba 90 municípios, entre eles Valinhos, são cerca de 7.500 advogadas e advogados inscritos no convênio da Assistência Judiciária, que garante acesso gratuito à Justiça para pessoas de baixa renda.

Vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, participa de outorga de carteiras na Subseção de Valinhos