Em solenidade na Subseção de Valinhos realizada na sexta-feira (2), Leonardo Sica celebrou a criação do espaço de capacitação e ainda participou de entrega de carteiras à advocacia local
O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), Leonardo Sica, participou, na última sexta-feira (2), da solenidade de outorga de carteiras à advocacia na Subseção de Valinhos. Durante o evento, também foi anunciada oficialmente a inauguração do núcleo da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB SP na Subseção local. A novidade ratifica o trabalho de interiorização que vem sendo realizado pela Secional no interior e no litoral do estado.
O anúncio do novo espaço de aprimoramento para a advocacia da região de Valinhos também contou com a presença do coordenador geral das áreas geográficas da ESA OAB SP, Sérgio Vallim Filho.
“Além da outorga de carteiras, que é um momento marcante na vida de todos os advogados e as advogadas, o evento foi especial porque o presidente da Subseção, Fabrício Camargo Simone, teve a alegria de anunciar a instalação do núcleo da ESA aqui em Valinhos, que já está em fase final de treinamento e, em breve, estará funcionando”, afirmou Sica.
O vice-presidente da OAB SP lembrou que desde o início de 2023 foi implantado o programa Anuidade de Volta, em que 100% do valor pago em anuidade da Ordem vira crédito para cursos de extensão e de pós-graduação da ESA. “Todo o valor pago na anuidade pode ser descontado em cursos que vão potencializar o exercício profissional de vocês, advogadas e advogados.”
Interiorização
A criação do núcleo e a presença do vice-presidente Leonardo Sica em Valinhos reforçam o empenho da Ordem Paulista de ampliar os serviços do Universo OAB SP – composto pela Secional, Subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior de Advocacia (ESA) e OABPrev-SP – para todo o Estado.
O Universo OAB SP é composto pela Secional, Subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior de Advocacia (ESA) e OABPrev-SP. Além do programa Anuidade de Volta, ele reúne uma série de serviços que visam contemplar as demandas dos advogados em todas as dimensões de suas vidas: defesa da advocacia no âmbito da Secional; educação continuada com a ESA; apoio assistencial com a CAASP; e plano de previdência criado para advogados, sem fins lucrativos, viabilizado pela OABPrev.
“Temos focado em levar cada vez mais os serviços da Capital para advogados do interior, além de defender e buscar melhorar os honorários. A advocacia paulista pode contar sempre conosco”, reforçou Sica.
Além de parabenizar na solenidade as novas advogadas e advogados da cidade inscritos na Ordem, o presidente da Subseção de Valinhos também celebrou a inauguração do núcleo da Escola Superior de Advocacia. “A ESA em nossa Subseção representa mais uma facilidade para a advocacia. Melhoramos a estrutura do nosso auditório para a realização dos cursos, palestras e aulas magnas”, comentou Fabrício Camargo Simone. “A OAB Valinhos figura agora como mais um polo estudantil para os 23 mil advogados e advogadas da Região Metropolitana de Campinas. Nós queremos atender também os advogados e advogadas de outras cidades da região, como Vinhedo e Itatiba”, projetou.
Após a visita, o vice-presidente da Secional revelou mais uma novidade para a Subseção de Valinhos. “Já olhamos o espaço hoje e conversamos para inaugurarmos aqui mais uma sala de coworking. Já existem salas de coworking aqui, mas é um desejo da presidência da Subseção de ampliar, então vamos abrir mais uma”, contou Sica.
Além de Leonardo Sica, Fabrício Camargo Simone e Sérgio Vallim Filho, a mesa de solenidade de outorga de carteiras, que deu as boas-vindas a 12 novos profissionais, foi composta pelo presidente da OAB Paulínia, Dauro Machado, e pela presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da Subseção de Valinhos, Juliana Chagas.
Assistência Judiciária gratuita
Durante o evento em Valinhos, entre os exemplos recentes da atuação da OAB SP na defesa da advocacia paulista, também foi destacada a conquista de dois reajustes consecutivos (2022 e 2023) para os profissionais que atuam na Assistência Judiciária gratuita, convênio firmado entre a Ordem paulista e a Defensoria Pública do Estado, que está com inscrições abertas até 15 de março pelo link https://online.defensoria.sp.def.br/portal/
Atualmente, cerca de 40 mil profissionais prestam o serviço em todo Estado. Na Região Administrativa de Campinas, que engloba 90 municípios, entre eles Valinhos, são cerca de 7.500 advogadas e advogados inscritos no convênio da Assistência Judiciária, que garante acesso gratuito à Justiça para pessoas de baixa renda.