NotíciasSubseções

Secretária-geral da OAB SP destaca troca de experiências em evento da Subseção de Campinas

By 29 de fevereiro de 2024No Comments

Daniela Magalhães acompanhou encontro da advocacia, que promoveu palestra sobre o convênio da Assistência Judiciária

A diretora secretária-geral da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Daniela Magalhães, participou nesta quinta-feira (29) de evento promovido na Subseção de Campinas, que abordou o convênio de Assistência Judiciária da Ordem paulista com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Além de esclarecer dúvidas sobre o convênio, o encontro também propiciou troca de experiência e networking para as advogadas e advogados presentes.

Organizado pela Comissão de Assistência Judiciária da OAB Campinas, o evento começou com um café da manhã, que possibilitou um bate-papo entre os participantes, dirigentes da Subseção e a secretária-geral da Secional.

“É um tipo de evento super importante e fundamental, porque, além de discutir todos os aspectos do convênio, é um momento de networking, de relacionamento e de evolução profissional”, avaliou Daniela Magalhães.

Na abertura do evento, além de destacar o exercício da advocacia no convênio da Assistência Judiciária, a secretária-geral da Ordem paulista falou sobre alguns dos diversos serviços oferecidos pelo Universo OAB SP, como o programa Anuidade de Volta, que transforma em créditos 100% dos valores pagos na anuidade para serem utilizados nos cursos da ESA (Escola Superior da Advocacia), e o OAB SP Shop, que oferece descontos de até 50% em produtos e serviços e gera uma porcentagem em créditos para abater da anuidade.

Atuantes

A presidente da OAB Campinas, Luciana Freitas, comemorou o sucesso do evento. “Conseguimos reunir advogados que já participam do programa da Assistência Judiciária e advogados interessados em saber como funciona o convênio. Também considero importante que a advocacia conheça as comissões de Assistência Judiciária da Ordem, que são muito atuantes tanto aqui na Subseção de Campinas quanto na Secional.”

Presidente da OAB Campinas, Luciana Freitas, destaca a atuação das comissões de Assistência Judiciária da Subseção e da Secional

O networking propiciado no evento também foi destacado pela presidente da Comissão de Assistência Judiciária da OAB Campinas. “Estamos muito felizes com este encontro. É uma forma dos advogados se conhecerem, trocarem experiência e tirar dúvidas. A partir de agora, teremos este café da manhã com a comissão em todos os anos”, afirmou Eliane Stefani, que dividiu as apresentações da palestra com outros membros da Comissão de Assistência Judiciária da Subseção. Após a palestra, os participantes puderam tirar dúvidas com os palestrantes.

Novos e experientes

A troca de experiências entre advogadas e advogados foi realmente destaque nas conversas antes da palestra. Um exemplo foi o bate-papo entre o advogado Ciro Valões, que já atua há dois anos no convênio, e a jovem advogada Natália Luísa Almeida, que recebeu sua carteira da Ordem no ano passado e se inscreveu pela primeira vez no programa de Assistência Judiciária gratuita.

“Estou iniciando agora na advocacia. No começo de carreira, a gente sente algumas inseguranças de atuar sozinha e, às vezes, tem receio de pedir auxílio de um advogado mais experiente. Hoje, aqui, foi uma ótima oportunidade de ter contato com advogados mais experientes”, afirmou Almeida, pós-graduada em execução penal e que se inscreveu para atuar na área criminal do convênio.

Antes da palestra, a advogada Natália Luísa Almeida aproveitou para buscar informações com advogados que já atuam no convênio da Assistência Judiciária

Há dois anos trabalhando na área civil do convênio, o advogado Ciro Valões também elogiou a possibilidade de interação com outros profissionais. “Os novos entrantes, às vezes, ficam um pouco intimidados, não têm conhecimento ou acham o sistema do convênio um pouco difícil. Foi muito bom conversar e trocar experiências, pois encontros como estes também proporcionam esta didática para quem está iniciando no convênio.”

O evento também contou com a presença de outros representantes da Secional e de regionais, como o coordenador-geral das Áreas Geográfica da ESA OAB SP, Sérgio Vallim; o presidente do Conselho Regional de Prerrogativas da 3ª Região da OAB SP, Daniel de Leão Keleti; e o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, Guilherme Cirilo.

Advogado Ciro Valões participou do evento da Subseção de Campinas e deu dicas para novos inscritos do convênio da OAB SP com a Defensoria Pública do Estado

Inscrições vão até 15 de março

Abertas desde 29 de janeiro, as inscrições para o convênio de Assistência Judiciária terminam no dia 15 de março. Atualmente, cerca de 40 mil advogadas e advogados prestam o serviço em todo Estado de São Paulo. Maior programa de Assistência Judiciária do país, o convênio garante acesso da população de baixa renda à justiça gratuita, um direito previsto na Constituição Federal.