NotíciasÚltimos Destaques

Presidente da OAB SP discursa na cerimônia de posse da presidência do Tribunal de Justiça: “União é fundamental para a justiça não faltar”

By 5 de fevereiro de 2024fevereiro 7th, 2024No Comments

Evento aconteceu na última sexta-feira (2) e contou com a presença de nomes importantes do poder judiciário do país

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), por meio de sua presidente, Patricia Vanzolini, marcou presença na cerimônia de posse do Conselho Superior da Magistratura e da Diretoria da Escola Paulista da Magistratura para o biênio 2024/2025, que aconteceu no último dia 02, no Palácio de Justiça de São Paulo.

Vanzolini compôs a mesa solene que empossou o desembargador Fernando Antonio Torres Garcia como presidente e o desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira como vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), entre outras nomeações. Em seu discurso, a presidente reforçou a relação de união entre a Ordem e o sistema judiciário.

“Justiça é item de primeira necessidade, sobretudo em uma sociedade fraturada e dividida, que ainda padece com a falta de tanto, como a nossa. Quando falta paz, quando falta segurança, quando falta estabilidade, a justiça não pode faltar. Quando falta alimento, quando falta remédio, quando falta escola, a justiça não pode faltar. Em um ambiente cada vez mais polarizado, a união entre os operadores do Direito é crucial para que a justiça não falte a nenhum cidadão brasileiro”, disse.

A advogada elogiou o Tribunal de Justiça paulista pela abertura do edital para promoção exclusiva de mulheres ao Tribunal: “A OAB, desde o início da atual gestão, normatizou aqui no Estado de São Paulo que as nossas listas sêxtuplas devem obedecer critérios de paridade de gênero e cotas raciais. E essa iniciativa de ação afirmativa do Tribunal reforça esse esforço. Eu, pessoalmente, acredito firmemente que a diversidade é um valor em si”.

+ Leia também: Diretoria da OAB SP prestigia aniversário de 150 anos do Tribunal de Justiça de SP

Além de Vanzolini e dos desembargadores empossados, compuseram a mesa solene os ministros do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, presidente da corte, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin; a presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza Assis de Moura; o governador do Estado, Tarcísio de Freitas; o vice-governador, Felício Ramuth; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; e a procuradora-geral do Estado, Inês Coimbra. Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, e o tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá.

A cerimônia completa de posse do Conselho Superior da Magistratura e da Diretoria da Escola Paulista da Magistratura para o biênio 2024/2025 pode ser conferida neste link.

Patricia Vanzolini e Leonardo Sica