InstitucionalNotícias

OAB Xinguara é revitalizada por meio do Plano Nacional de Interiorização; diretora da OAB SP marca presença

By 6 de março de 2023março 16th, 2023No Comments

Como coordenadora adjunta do programa, Daniela Magalhães foi ao Pará para participar da cerimônia de reinauguração da Subseção

A diretora secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), Daniela Magalhães, participou da reinauguração da Subseção de Xinguara (PA), na última sexta-feira (3), que foi revitalizada por meio do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia. Daniela foi nomeada em agosto de 2022 como coordenadora adjunta do programa.

Por meio do Plano, a OAB Xinguara foi totalmente modernizada. Agora, a Subseção conta com auditório, com capacidade para abrigar 100 pessoas; salas climatizadas e equipadas com computadores, para reuniões de apoio; gabinete de presidência, recepção, escritório compartilhado, espaço kids e dois banheiros.

De acordo com Daniela, esse é um programa especial, que está dando suporte a milhares de advogadas e advogados que estão fora do eixo das capitais. Além da secretária-geral da OAB SP, estavam presentes na cerimônia de reinauguração da OAB Xinguara o coordenador nacional de interiorização, João de Deus Quirino Filho; o presidente da OAB PA e também coordenador adjunto do Plano, Eduardo Imbiriba; o presidente da Subseção, Evandro Santana; entre outras autoridades.

Interiorização

O programa propõe reduzir a distância que separa a advocacia de grandes centros urbanos de profissionais que atuam em municípios do interior brasileiro. Para isso, um canal direto foi criado entre a Ordem e suas secionais, visando o desenvolvimento de ações para qualificar a integração da categoria.

Por meio desse canal, o Conselho Federal da OAB levantou dados junto às subseções, como quantidade de advogados inscritos e atuantes em cada Comarca, convênios firmados, existência de escritórios compartilhados, salas da advocacia, entre outras informações. “Essa pesquisa embasou o programa, que objetiva equalizar as diferentes realidades de advogadas e advogados de todo o país”, resume Daniela.

Desde o ano passado, diversas ações estão sendo realizadas, como inaugurações de subseções, revitalizações de espaços utilizados pela advocacia, promoções de eventos e oferta de cursos gratuitos. Ainda sobre o reforço em estruturas locais, o Conselho Federal autorizou a compra de equipamentos de informática, que foram recebidos no último mês.