NotíciasÚltimos Destaques

OAB SP tem 50 mil advogados voluntários em mais de 4 mil comissões

By 11 de março de 2024No Comments

Número compreende 13% da advocacia paulista e foi apresentado pela presidência da Secional em evento realizado em Sorocaba

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paulo (OAB SP), Patricia Vanzolini, e o vice-presidente da entidade, Leonardo Sica, participaram, na manhã de sábado (9), do Encontro de Presidentes e Integrantes de Comissões Temáticas da Subseção de Sorocaba. Com a casa cheia, os dirigentes da Ordem paulista destacaram o trabalho da OAB Sorocaba e o comprometimento das advogadas e advogados que integram as comissões temáticas e atuam pelo fortalecimento da categoria e auxílio em temas de interesse da população.

“As comissões são os braços e as pernas da Ordem, são o sangue e a alma da Ordem. São as comissões que realizam todo o trabalho na ponta. É um trabalho voluntário que milhares de pessoas prestam – gratuitamente – porque querem contribuir com a sociedade e com a Ordem”, destacou Patricia Vanzolini.

O vice-presidente Leonardo Sica apresentou números que dão a dimensão das comissões da OAB SP. “São mais de 4.400 comissões espalhadas pelo Estado inteiro e quase 50.000 advogados e advogadas trabalhando nessas comissões. Isso significa mais ou menos 13% da advocacia paulista trabalhando de graça para a sociedade e para a classe”, ressaltou Sica.

Leonardo Sica, conselheira secional Natália Soares, Patricia Vanzolini, Dayani Cardoso (presidente da OAB Mairinque), Priscila Marques (presidente da OAB Salto de Pirapora) e Marcio Leme (presidente da OAB Sorocaba)

Mais de 200 pessoas participaram da reunião de trabalho na Casa da Advocacia de Sorocaba. “Tivemos um auditório lotado para uma reunião de trabalho num sábado de manhã, para entender como está sendo a gestão e para pensar no futuro da nossa classe. Eu não deixo de me admirar e de me orgulhar de fazer parte dessa entidade”, reforçou Vanzolini.

A Subseção de Sorocaba conta com 47 comissões temáticas. “Além de promover a interação entre os presidentes e integrantes de todas as comissões, a reunião teve o objetivo de prestar contas das últimas ações e projetos implantados pela Subseção e alinhar os próximos planos”, explicou o presidente da OAB Sorocaba, Marcio Leme, que também agradeceu e destacou a participação da presidente e do vice-presidente da Secional. A OAB Sorocaba possui, atualmente, quase mil advogadas e advogados inscritos.

Giovanna Maldonado (Secretária-geral da OAB Sorocaba), Patricia Vanzolini, Leonardo Sica e Ana Cláudia Paes (secretária-adjunta da OAB Sorocaba)

Universo OAB SP

No encontro, Patricia Vanzolini e Leonardo Sica apresentaram as principais ações da Ordem Paulista nos dois últimos anos e os serviços prestados pelo Universo OAB SP, composto pela Secional, Subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP.

O Universo OAB SP reúne uma série de serviços que visam contemplar as demandas dos advogados em diferentes dimensões de suas vidas: defesa da advocacia no âmbito da Secional; educação com acessibilidade garantida pelo programa Anuidade de Volta, em que 100% do valor pago em anuidade vira crédito para cursos de extensão e de pós-graduação da ESA; apoio assistencial com a CAASP; e plano de previdência criado para advogados, sem fins lucrativos, viabilizado pela OABPrev.