NotíciasÚltimos Destaques

OAB SP celebra 92 anos exaltando conquistas e o trabalho essencial de colaboradores à advocacia e sociedade

By 22 de janeiro de 2024janeiro 29th, 2024No Comments
Sede-da-OAB-SP-fachada

Com trajetória de lutas em defesa da advocacia e da democracia, entidade destaca histórias de pessoas que são, fazem e usam o Universo OAB SP no dia a dia

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) completa 92 anos nesta segunda-feira (22). E, para celebrar o aniversário e a trajetória de lutas em defesa da democracia, do Estado de Direito e das prerrogativas da advocacia, a entidade lança duas novidades: uma série de depoimentos de voluntários, colaboradores e advogados, a ser divulgada nas redes sociais da entidade, e um novo certificado digital em nuvem, gratuito para os profissionais recém-inscritos, reforçando o compromisso da atual gestão em modernizar a advocacia e tornar a OAB SP mais acessível.

Os lançamentos abrem o ano após um 2023 de conquistas históricas para a advocacia, como as ações referentes à transformação tecnológica e administrativa: inscrições online, digitalização dos processos do TED (Tribunal Ética e Disciplina), Marketplace de Lawtechs, a nova sede da ESA (Escola Superior da Advocacia) da OAB SP, na Avenida Paulista, mais acessível e moderna, e um sistema digital de denúncia de violações de prerrogativas da advocacia.

Além disso, houve importantes conquistas no âmbito da diversidade e da inclusão: a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP tornou-se permanente, estimulando que outras subseções adotassem a mesma regra. No ano passado, a entidade instituiu ainda inovações como a determinação para a criação de Comissões de Igualdade Racial em todas as 251 subseções no estado de São Paulo.

“A OAB SP evoluiu muito com a sociedade. Muita coisa mudou, mas o que permanece inalterado é a defesa intransigente da nossa classe. Oferecemos todo o apoio para que nossas advogadas e advogados possam exercer esse ofício tão nobre de guardiões da Justiça”, comenta Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP.

Ampliar a estrutura física das unidades e multiplicar os benefícios à advocacia e as oportunidades de qualificação também são celebrados nesses 92 anos. “Hoje, temos 930 pontos de atendimento com wi-fi, salas de coworking, de trabalho compartilhado, por todo o Estado, farmácias renovadas e uma nova sede da ESA, com novos cursos em linha com as transformações do mercado de trabalho e da sociedade”, afirma Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP.

Sede-da-OAB-SP-fachada

Fachada da sede da OAB SP, na rua Maria Paula, centro de São Paulo

Sica exalta a consolidação do Universo OAB SP, englobando a OAB SP, a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), a OABPrev, plano de previdência complementar desenvolvido exclusivamente para atender às necessidades dos advogados, e a ESA. E completa: “Além disso, implementamos o programa Anuidade de Volta, que reverte 100% do valor pago na anuidade em créditos para investir em aprimoramento profissional, por meio de cursos de extensão e pós-graduação da ESA”.

+ Leia também: Vídeos retratam relação de voluntários, colaboradores e advogados com a OAB SP

Nova certificação digital em nuvem aprofunda integração entre advocacia e inovação

Nesta segunda-feira (22), data em que celebra 92 anos, a OAB SP lança um novo certificado digital em nuvem para as advogadas e os advogados inscritos, ao encontro do movimento da atual gestão da OAB SP para acelerar a adoção de inovação na advocacia.

A novidade, parceria com a empresa Certdata, é gratuita para os profissionais recém-inscritos (cuja inscrição tenha sido deferida a partir de 1º de janeiro de 2024), ressaltando o empenho da gestão em atualizar e facilitar o acesso a serviços fundamentais para a prática da advocacia.

O objetivo é viabilizar funcionalidades como dar andamento a processos de forma remota, assinar documentos eletronicamente e identificar pessoas físicas e jurídicas em processos e acordos, além de ser uma opção criptografada para a troca de informações entre advogados e clientes, colegas e tribunais. Leia mais sobre o novo certificado digital em nuvem nesta reportagem.

+ Leia também: 92 anos da OAB SP: história de lutas ganhou novos capítulos

Crédito das imagens: Divulgação OAB SP