Skip to main content
CarrosselInstitucionalNotícias

Mobilização da OAB SP prorroga mais uma vez votação do PL que aumenta as taxas judiciárias na Alesp

By 29 de agosto de 2023setembro 1st, 2023No Comments

Projeto estava pautado para ser votado nesta terça-feira (29), mas não alcançou o número de votos necessários para ser aprovado

Por meio da mobilização da OAB SP, a advocacia paulista se reuniu novamente, nesta terça-feira (29), na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) para manifestação contrária ao Projeto de Lei 752/21, proposto pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que prevê o aumento das taxas judiciárias no estado. Contudo, após não alcançar o número de votos necessários, ele foi novamente adiado, sendo uma vitória importante da advocacia.

A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, disse que o engajamento da advocacia nas votações tem sido decisivo para impedir a aprovação do PL 752. “A advocacia esteve  em peso na Alesp e conseguiu a vitória mais uma vez. A luta continua, a batalha não está ganha. A OAB SP está forte e unida. Parabéns a todas as subseções que vem fazendo uma mobilização intensa contra esse PL”, destacou.  

O Projeto de Lei tramita em regime de urgência na Alesp, e vem sendo pautado para discussão desde o dia 24 de agosto, quando a votação também foi adiada por meio da mobilização da OAB SP.

Anteriormente, o PL foi tema de uma Audiência Pública, realizada no último dia 17. Na ocasião, a OAB SP expôs, por meio da fala da presidente Patricia Vanzolini, os motivos pelos quais a entidade tem se oposto ao texto: “A pessoa que ganhou uma causa terá de pagar antes um valor 2% mais caro sem saber se terá esse dinheiro ressarcido, levando em conta de que a taxa de recuperabilidade do estado é de 15%. Sabemos que o sistema de execução não é eficiente”.

Além da OAB SP, estiveram presentes também representantes de outras entidades da advocacia paulista.