CarrosselNotícias

Medalha Tereza de Benguela recebe aprovação por aclamação do Conselho do Pleno

By 27 de setembro de 2023outubro 6th, 2023No Comments
Tereza de Benguela

Celebrado no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a medalha reconhece e destaca a relevância das contribuições da advocacia negra para a sociedade

Durante a 2.504ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), realizada nesta segunda-feira (25), foi referendada por aclamação a medalha Tereza Benguela, com o objetivo de homenagear e reconhecer a notável contribuição de todas as mulheres negras ao longo da história da OAB SP em prol a justiça e igualdade.

A celebração ficou definida para o dia 25 de julho, no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data que também comemora a trajetória de Tereza de Benguela.

Conhecida como “Rainha Tereza”, Tereza de Benguela foi líder do Quilombo do Quariterê, no século XVIII, e atualmente é um símbolo de liderança e empoderamento das mulheres negras na história do país por ter desempenhado um papel crucial na defesa dos direitos dos negros escravizados, representando a luta contra a opressão colonial.

A resolução (nº7/2023) foi proposta pela diretora secretária-geral adjunta da seccional paulista, Dione Almeida, quando assumiu a presidência da OAB SP, em exercício, por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Mulher Negra.

Durante as Conferências Regionais da Advocacia, evento itinerante que percorre cidades do interior e litoral do estado, e promovidas pelo Universo OAB SP – composto pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP –, Dione Almeida realizou encontro com líderes, diretores e advogados negros que se dedicam e atuam junto com a OAB paulista em prol de uma advocacia justa e igualitária.

Refletindo sobre a importância de registrar esse trabalho da advocacia negra e feminina e combater o apagamento naturalizado pelo racismo estrutural, a secretária-geral adjunta comenta sobre a relevância da medalha referendada por aclamação.

“São 251 subseções no Estado de São Paulo, onde mulheres negras dedicam seu tempo para a advocacia, e elas precisam ter esse trabalho reconhecido. A medalha não vem apenas para homenagear as inscritas na OAB SP e combater o apagamento dessas mulheres, agradecendo por seus trabalhos prestados, mas também para registrar os nomes de todas as mulheres negras que contribuíram para a história da OAB SP. Fazemos parte de uma estrutura racista, que infelizmente naturaliza o apagamento do trabalho realizado até aqui por pessoas negras, e como uma instituição democrática, é o nosso compromisso promover esse reconhecimento, quebrando estereótipos e trazendo para a jovem advocacia o sentimento de pertencimento a essa entidade”, declara Dione Almeida.

A vice-presidente da Comissão da Mulheres Advogadas da OAB SP, Ana Carolina Lourenço, também se manifestou sobre o significado da medalha Tereza Benguela e sua relevância na promoção da diversidade e inclusão na advocacia.

“Ao instituir esta medalha em alusão ao da Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, homenageamos não apenas a liderança Quilombola que empresta seu nome a honraria, mas todas as notáveis dirigentes de subseções paulistas, conselheiras da OAB SP e advogadas negras que dia após dia, se dedicam ao fortalecimento dos nossos valores mais sagrados. Esta não é apenas uma medalha, mas uma manifestação tangível de nossa gratidão, respeito e compromisso com aquelas que com sua dedicação e esforço tem moldado a advocacia paulista”, afirma Ana Carolina.

Tereza de Benguela

Foto: Fundação Palmares/Governo Federal