InstitucionalNotíciasÚltimos Destaques

Dione Almeida é a primeira mulher negra a ocupar a presidência da OAB SP em 91 anos

By 25 de julho de 2023agosto 2nd, 2023No Comments

Dione Almeida também foi relatora do voto na Sessão do Conselho Pleno para alteração da nomenclatura da Comissão da Mulher Advogada para Comissão das Mulheres Advogadas

A diretora Dione Almeida assume, nesta terça (25) e quarta (26), a presidência da OAB SP de forma interina. A nomeação ocorre por ocasião do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, e também Dia Nacional de Tereza de Benguela, reforçando o compromisso da Secional com as pautas de gênero e raça.
Dione Almeida é a primeira mulher negra a ocupar o cargo nos 91 anos de história da entidade.

O cargo de presidente lhe foi transmitido nos dias 25 e 26 de julho, nos termos dos artigos 51 a 54 do Regimento Interno institucional, cumulativamente com os cargos de diretora vice-presidente e diretora secretária-geral.

“A presidência de uma mulher negra, na maior seccional do país é emblemática, ainda que em exercício. Ela é um divisor de águas na história da democracia do nosso país. Em que pese a Constituição da República Federativa do Brasil, ainda precisamos avançar muito na pauta de raça e de gênero enquanto sociedade democrática para que uma mulher negra possa presidir grandes bancas de advocacia, a presidência da OAB ou os outros cargos do sistema de justiça. Por isso, ser uma das diretoras da seccional paulista e presidi-la nesses dias já é um bom começo”, destacou Dione Almeida.

Comissão das Mulheres Advogadas e Regimento Interno da Comissão da Igualdade Racial

Na 2501ª Sessão do Conselho Pleno da OAB SP, que ocorreu ontem (24), conselheiras e conselheiros aprovaram por aclamação a alteração da nomenclatura da Comissão da Mulher Advogada para Comissão das Mulheres Advogadas. Dione Almeida foi a relatora do voto, no qual ressaltou a pertinência do pleito.

“A alteração da nomenclatura da Comissão da Mulher Advogada para Comissão das Mulheres Advogadas é uma mudança que vai alcançar toda a advocacia do gênero feminino, independentemente de raça, cor, religião, região, por exemplo. Quando nós falamos em alteração de nomenclatura, estamos reconhecendo que todas as advogadas são iguais em dignidade, mas que elas são múltiplas, plurais e diversas, e que essas diferenças nunca serão obstáculos para que elas acessem os mesmos direitos. A OAB SP vem avançando nas pautas raciais, e ontem o nosso Conselho Pleno aprovou o Regimento Interno da Comissão da Igualdade Racial”, explicou a presidente interina da Ordem paulista.

Confira proposta de alteração do Regimento Interno da Comissão da Igualdade Racial.