ComissõesNotícias

Leme sedia ‘2º Encontro de Integrantes de Comissões de Igualdade Racial de Subseções da OAB SP’

By 31 de maio de 2023junho 15th, 2023No Comments

Reuniões nas Conferências Regionais da Advocacia possibilitam a conexão da Secional com as subseções, fortalecendo a advocacia negra e o combate ao racismo

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) promoveu, durante a sexta Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), mais uma trilha de aprendizagem voltada à Igualdade Racial. O encontro, que foi realizado na última sexta-feira (26) na Faculdade Anhanguera de Leme, visa o fortalecimento da advocacia negra e o combate ao racismo.

Conduzida pela diretora secretária-geral adjunta da OAB SP, Dione Almeida, a trilha reuniu mais de 30 pessoas. Entre os participantes, estavam o presidente da OAB Sumaré, Paulo Roberto da Silva; a secretária-adjunta da Subseção anfitriã, Adriana Damas; a advogada e vereadora de Leme, Amarílis Ribeiro; o publicitário e também vereador da cidade, Professor Luís Fernando da Silva Beck; integrantes de Comissões de Igualdade Racial (CIRs) de subseções envolvidas na 6ª CRADV23; além de representantes da sociedade civil lemense.

Para a Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, essas reuniões nas Conferências Regionais da Advocacia possibilitam a conexão da Secional com as subseções, a partir das CIRs, fortalecendo o combate ao racismo em todo o território paulista.

O Encontro de Integrantes de Comissões de Igualdade Racial de Subseções da OAB SP foi realizado no mês passado, em São Carlos. Na ocasião, a Secional promoveu a escuta e o acolhimento dos participantes daquela região.

Encaminhamentos de Leme

Segundo Dione, uma Subseção sem Comissão de Igualdade Racial inviabiliza a discussão de pautas raciais. “Como encaminhamentos da nossa trilha em Leme, estão: analisar os trabalhos que estão sendo executados pelas CIRs paulistas; estimular o trabalho conjunto com outras comissões temáticas; contabilizar quantas subseções da OAB SP não têm Comissão de Igualdade Racial e descobrir o porquê de não terem”, informou a diretora da Ordem paulista.

“Como a pauta racial tem espaço em todas as áreas do Direito, as CIRs também não podem sofrer com a guetificação. É importante que seus membros dialoguem com outras comissões. Com essa atuação conjunta, quem ganha é a advocacia – como um todo”, complementou Dione.

Ainda de acordo com ela, a Secional deverá organizar um curso de formação para membros das CIRs e para a jovem advocacia, com o objetivo de promover a igualdade racial e desenvolver lideranças negras, para o fortalecimento da categoria.

“Queremos que mais advogados negros conheçam o Universo OAB SP, para serem estimulados a integrar as comissões temáticas da Secional, onde poderão desenvolver suas potencialidades e, quando alcançarem postos de liderança, tenham condições de executar trabalhos ainda mais proveitosos para a nossa classe, assim como para a sociedade”, ressaltou Dione.