ComissõesNotíciasÚltimos Destaques

CRADV23: São Carlos sedia 1º encontro de integrantes de Comissões de Igualdade Racial de subseções da região

By 3 de maio de 2023outubro 6th, 2023No Comments

Objetivo é fortalecer o combate à discriminação e promover a igualdade racial dentro do Estado de São Paulo

Visando o fortalecimento da advocacia negra e o combate ao racismo em todo o território paulista, a Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), por meio da Comissão de Igualdade Racial, nomeou coordenadores em suas 21 regiões administrativas.

Na última sexta-feira (28), durante a quarta Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), foi realizada a primeira reunião presencial do grupo pertencente às 5ª e 6ª regiões da OAB SP. O encontro envolveu as Comissões de Igualdade Racial das subseções de São Carlos – que sediou a 4ª CRADV23 –, Araraquara, Guaíra e Leme.

“Estamos fazendo um trabalho de conexão da Secional com as subseções, a partir das Comissões de Igualdade Racial, para fortalecermos o combate ao racismo. Com isso, passamos a nomear coordenações em todas as regiões administrativas da OAB SP e já temos 21 coordenadores regionais fazendo essa integração, para que as subseções possam ter condições de atuar de uma maneira mais efetiva em favor da igualdade racial”, informou o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Irapuã Santa.

Na última quarta-feira (26), foi realizada uma reunião virtual com os coordenadores para apresentação das propostas de estruturação desse trabalho e, na 4ª CRADV23, a Secional promoveu a escuta e o acolhimento junto aos integrantes das Comissões da região.

“A ideia é mostrar que ninguém está sozinho, que a OAB SP está à disposição para ouvir as necessidades locais e, a partir daí, fortalecermos o combate à discriminação racial dentro do Estado de São Paulo”, ressaltou ele.

Referência

“Falei com a nossa secretária-geral adjunta, Dione Almeida, sobre essa ideia e ela fez questão de estar junto. Como a maioria desse grupo é composto por mulheres negras, há uma grande identificação com a Dione”, complementou Irapuã.

Almeida é a segunda mulher preta a ocupar um cargo na diretoria executiva da maior secional do país. Antes dela, Eunice Prudente foi diretora da ESA – OAB SP (Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo) entre 2007 e 2009 em mais de 90 anos de instituição. Em junho deste ano, ela ainda ocupou a presidência por dois dias de forma interina, o que fez dela a primeira negra no cargo da Ordem paulistana.

Segundo a secretária-geral adjunta, esses encontros regionais têm como objetivo o fortalecimento da advocacia negra, traçando estratégias para a promoção da igualdade racial e para que as comissões dessa área não permaneçam isoladas. “Temos consciência de que a raça atravessa outros campos de atuação no Direito e, por meio da conexão da Secional com as subseções, podemos colocar essa pauta nas relações de trabalho, de família, sucessórias, enfim, alcançando toda a sociedade, sem exclusão de ninguém”, concluiu Dione.

Fotos_Divulgação