ComissõesNotícias

Comissão de Igualdade Racial destaca integração regional para combater violência

By 20 de outubro de 2023novembro 24th, 2023No Comments

Durante Conferência Regional da Advocacia, vice-presidente de comissão descreve ações pedagógicas para evitar abusos

Em debate realizado durante a 13ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), Caroline Ramos dos Santos, Vice-Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, relembrou os esforços recentes para integrar a secional paulista e as subseções no combate à violência racial.

A Conferência acontece nesta sexta-feira (20), no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos. O evento é promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) em parceria com o Universo OAB SP, formado pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP.

Santos relembrou a criação da Portaria Conjunta 249/23, vigente desde abril, que designa coordenadores regionais para a Comissão de Igualdade Racial e que, segundo a Vice-Presidente da Comissão, devem ser acionados sempre que necessário.

“Para que a gente possa atuar de maneira regional e conhecer os desafios locais, é importante que as Comissões nas subseções procurem os coordenadores regionais. A ideia é que essa pessoa conecte e integre as subseções e a secional paulista”, disse Caroline dos Santos.

Batizado “Trilha de Igualdade Racial”, o evento reuniu integrantes das Comissões nas subseções das cidades abrangidas pela CRADV23, em São José, para uma conversa de integração e promoção de novos projetos, e também para receber dos profissionais presentes relatos e sugestões sobre como superar os desafios raciais enfrentados pela advocacia local.

Vote no Prêmio Benedicto Galvão
Congresso Estadual da Advocacia Negra

A Vice-Presidente da Comissão ressaltou ainda que nos casos em que uma subseção não possui uma Comissão de Igualdade Racial, ou ainda quando ela existe, porém não atua conforme a expectativa da advocacia negra e da sociedade, é necessário procurar a secional ou o coordenador regional.

“A portaria que criou essa coordenadoria é muito importante para que a gente conheça melhor o que acontece em cada região, e também para que a gente possa atuar localmente”, destacou Santos.

Entre os temas trazidos pelos presentes no encontro, um dos advogados apontou a necessidade de materiais informativos para colaborar no trabalho de educação junto à comunidade local. Santos, da Comissão de Igualdade Racial, lembrou que a Comissão vem trabalhando na produção de duas apostilas de letramento racial: uma para crianças, e outra, para adultos.

+ Leia também: Vice-presidente da OAB-SP dá dicas de sustentação oral em aula magna sobre direito penal

13ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) realizou em São José dos Campos, nesta sexta-feira (20), a 13ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). 17 subseções participaram do evento no Parque de Inovação Tecnológica: Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

Com palestras de profissionais renomados do mercado jurídico, a Conferência discutiu temas atuais e relevantes do Direito, como o surgimento de novas tecnologias que transformaram o mercado e motivaram novas formas de trabalho. A CRADV23 é promovida pelo Universo OAB SP – formado pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP.

Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e oito “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia e estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem. Nas 12 edições anteriores (Santos, Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba, Bauru e Ribeirão Preto), a CRADV23 reuniu mais de sete mil participantes. O último encontro em 2023 será em São Paulo, em novembro.