CarrosselNotícias

Colégio de Presidentes gera mais de 400 novas ideias para enfrentar desafios de áreas relevantes da advocacia paulista

By 6 de dezembro de 2023No Comments
41º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB SP, em Campinas

Trabalho coletivo, realizado em Campinas, contou com a participação de 275 membros da OAB SP, entre presidentes de Subseções e conselheiros estaduais

O terceiro e último dia do 41º Colégio de Presidentes da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo), que aconteceu em Campinas entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, foi marcado por um trabalho intenso realizado, em conjunto, por 275 participantes, dentre a diretoria da Secional e da CAASP, presidentes de Subseções e conselheiros estaduais da OAB SP.

Foi deste debate que saíram as principais propostas da Carta de Campinas, definindo as diretrizes da advocacia paulista para 2024.

O projeto focou em cinco temas importantes: Prerrogativas, Assistência Judiciária, Honorários Advocatícios, Diversidade e ESA (Escola Superior da Advocacia). Intitulada “Construindo o Futuro Juntos”, o trabalho coletivo foi dividido em duas etapas.

Na primeira, os participantes receberam, antes da realização do Colégio de Presidentes, materiais com informações sobre os assuntos a serem debatidos no encontro em Campinas.

+ Leia também: OAB SP apoia PL que anula processo quando houver violação de prerrogativas da advocacia

Nestes documentos, encaminhados antecipadamente, foram relacionados 16 desafios a serem debatidos e respondidos pelos líderes reunidos em Campinas. “Este formato de debate sobre temas que são importantes para a advocacia é muito valioso, porque integra a visão das várias regiões e subseções da OAB SP, sejam elas pequenas ou grandes, ou independentemente de onde estejam, e dá a dimensão da diversidade das questões da advocacia paulista”, destacou a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini.

Na segunda etapa, que foi a aplicação presencial no Colégio, a organização formou 25 squads (equipes subdivididas em um grupo menor), integrando todos os participantes com o foco voltado na apresentação de soluções aos desafios anunciados. Após a discussão em grupo, as squads formularam suas propostas. Pela metodologia do trabalho, parte destas recomendações foram apresentadas no palco para todos os presentes.

“O conteúdo para a análise prévia foi centrado na apresentação de cinco casos de situações reais, envolvendo desafios sensíveis à OAB SP. São gargalos que já estão sendo enfrentados, mas que necessitam de um novo olhar com a proposição de soluções para as dificuldades que ainda temos que enfrentar”, esclareceu a secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães.

O grande empenho dos participantes pode ser resumido num único número: foram mais de 400 novas ideias desenvolvidas para o enfrentamento das adversidades propostas. Para compilar as sugestões, o debate contou com o trabalho de redatores, funções exercidas por integrantes das squads, e também da comissão especial que elaborou o texto final da Carta de Campinas.

+ Leia também: 7º Encontro dos Secretários-Gerais da OAB discute os desafios do processo eleitoral de 2024

“É de se destacar o comprometimento e dedicação de todos que participaram deste trabalho coletivo. Várias ideias apresentadas já constam entre as metas e diretrizes da Carta de Campinas. Todas as demais, que fazem parte das 400 novas ideias, tenham sido elas apresentadas no palco do Colégio ou não, serão registradas num relatório que passará por análise da diretoria. É um conteúdo extremamente valioso, principalmente porque foi construído por várias mãos – de quem atua com a advocacia lá na ponta, que conhece as demandas e nos ajudam com ideias inovadoras para serem implementadas”, avaliou Daniela Magalhães.

Colégio de Presidentes

O 41º Colégio de Presidentes foi promovido, em Campinas, pelo Universo OAB SP – composto pela Ordem paulista e suas subseções, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), a Escola Superior da Advocacia (ESA) e a OABPrev-SP – que oferece um conjunto de serviços e benefícios completos para a advocacia em todo o Estado, com atenção à saúde, à formação profissional e à previdência.

Além do trabalho em conjunto, presidentes de Subseções e conselheiros participaram, nos três dias de Colégio, de uma agenda recheada por palestras e debates sobre temas relevantes à advocacia paulista.

* Matéria atualizada às 11h20 de 7/12/2023, retificando o número de participantes no trabalho coletivo do Colégio de Presidentes, que subiu de 257 para 275, após recontagem da organização do evento.