NotíciasSubseções

Carta aberta homenageia diretoria do CFOAB e destaca interiorização da advocacia

By 27 de novembro de 2023No Comments
24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

Na abertura do maior evento jurídico do mundo, a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, realizada nesta segunda-feira (27/11) em Belo Horizonte (MG), o Conselho Federal da OAB foi homenageado com uma carta aberta lida pelo conselheiro federal decano Felipe Sarmento.

O texto destaca ações como o plano de interiorização da advocacia, enaltece o trabalho do presidente da Ordem, Beto Simonetti, e da diretoria, representada pelo vice-presidente, Rafael Horn; pela secretária-geral, Sayury Otoni; pela secretária-geral adjunta, Milena Gama; e pelo diretor-tesoureiro, Leonardo Campos.

+ Leia também: Leonardo Sica visita Subseção de Tanabi e reforça importância da interiorização da advocacia

A carta é assinada por membros honorários vitalícios, Medalhas Rui Barbosa, conselheiros e conselheiras federais da OAB, presidentes das seccionais, presidentes das Caixas de Assistência, presidentes das Escolas Superiores de Advocacia (ESA) de todo o país e dirigentes do sistema OAB.

“Destacamos o compromisso mais ousado da gestão: o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia”, afirmou Sarmento. Segundo ele, conforme abordado no documento, foram criadas sedes e estruturas para garantir o trabalho de advogados de todo o país.

“Como sempre diz o presidente Beto, não há e não pode haver advogado de primeira e segunda classe. O olhar sensível às reivindicações da advocacia do interior transformou para sempre a relação entre o Conselho Federal, as seccionais e as subseções.”

O documento discorre, também, sobre o cumprimento do compromisso da diretoria do Conselho em fazer uma gestão de portas abertas. “Vossa excelência e toda a diretoria apresentaram e defenderam as demandas da advocacia nacional a representantes de todos os poderes da República, mantiveram-se fiéis às suas origens e compromissos e, com civilidade e firmeza, ao lado das lideranças da advocacia de todo o país, lutaram diariamente para expandir as prerrogativas da classe, proteger direitos fundamentais e proteger a democracia brasileira”, destacou Sarmento na leitura da carta.

Também relembrou a aprovação da Lei 14.365/2022, que alterou o Estatuto da Advocacia e gerou mudanças importantes, como a suspensão dos prazos processuais penais durante o recesso judicial e a implementação de medidas contra a criminalização da profissão, entre outros pontos.

+Confira a cobertura da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira:

OAB SP marca presença na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

‘Lei não protege as mulheres negras da forma como protege as mulheres brancas’, diz Dione Almeida

OAB SP propõe ações a Conselho Federal pelo protagonismo da advocacia no processo digital

Leia na íntegra o discurso de Beto Simonetti na abertura da 24ª Conferência Nacional da Advocacia