CarrosselNotícias

Ouvidoria da OAB SP é reconhecida com Selo de Qualidade do Conselho Federal

By 16 de janeiro de 2024janeiro 18th, 2024No Comments
Ouvidor-geral da OAB SP, Wilson Santos, recebe Selo de Qualidade Ouvidoria da OAB em cerimônia do Colégio de Ouvidores da OAB, durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, realizada entre 27 e 29 de novembro, em Belo Horizonte.

Conselho Federal da OAB reconhece esforço da Secional paulista para manter um canal de comunicação ativo para advocacia e sociedade. Atendimentos cresceram 63,4% em 2023

Em reconhecimento ao serviço desempenhado em defesa da advocacia paulista, a Ouvidoria-Geral da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo) recebeu, no final de 2023, o Selo de Qualidade Ouvidoria da OAB, outorgado pelo Conselho Federal da Ordem. A certificação materializa o compromisso assumido pela atual gestão da Secional de implementar uma ouvidoria ativa.

O Selo foi entregue pelo ouvidor-geral do Conselho Federal, Jose Augusto Araujo de Noronha, para o ouvidor-geral da OAB SP, Wilson Santos, e para a ouvidora-adjunta da OAB SP no âmbito da Ouvidoria da Mulher, Sheila Cristina Arriaga Martins Rocha.

Para o ouvidor-geral da OAB SP, a certificação é resultado do trabalho da Ordem paulista para ter um departamento eficiente e que seja verdadeiramente um canal onde a advocacia possa se expressar e se fazer ouvida.

“Receber o Selo de Qualidade da Ouvidoria da OAB SP é uma honra que traduz o empenho constante da nossa gestão. Uma ouvidoria ativa não é apenas um requisito formal, mas uma ponte sólida entre a advocacia e a direção da OAB SP. É a voz dos advogados e advogadas que ecoa em todos os cantos. Este selo é o reconhecimento do sucesso dessa empreitada”, destaca Santos.

Ouvidor-geral da OAB SP, Wilson Santos, 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em 29 de novembro de 2023, em Belo Horizonte

Ouvidor-geral da OAB SP, Wilson Santos, discursa no Colégio de Ouvidores da OAB

O selo de qualidade foi entregue em cerimônia do Colégio de Ouvidores da OAB, durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, realizada entre 27 e 29 de novembro, em Belo Horizonte. Outras 24 secionais do país também receberam o selo.

“Cumprir todos os requisitos para a obtenção deste selo foi um desafio que a Ouvidoria da OAB SP encarou com dedicação. A participação ativa nas sessões do Conselho Pleno e nos Colégios de Ouvidores fortaleceu os laços não apenas internamente, mas também com o Conselho Federal, evidenciando a importância da ouvidoria no contexto mais amplo da advocacia nacional”, ressaltou o ouvidor da Secional paulista.

O aumento do efetivo de colaboradores, a implantação da Ouvidoria da Mulher e a criação de mais de 70 ouvidorias nas subseções do Estado foram medidas estratégicas que fortaleceram a presença da Ouvidoria-Geral da OAB SP.

“Por meio da Ouvidoria, a advocacia contribui com o aprimoramento dos serviços prestados pela Ordem paulista e colabora com sua promoção do acesso à Justiça”, afirma a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini.

Para Wilson Santos, a criação da rede de ouvidorias em parceria com instituições, como MPSP, Defensoria Pública, CAASP, AASP, polícias, TRT-2 e TJSP, demonstra o compromisso da OAB SP em promover uma comunicação transparente e eficaz.

+Leia também: OAB SP firma parceria com o MPSP para facilitar trâmite das solicitações entre as instituições – Jornal da Advocacia

O ouvidor da OAB SP também destacou que a presença do departamento nas redes sociais, a criação de sua logomarca oficial e o lançamento da Cartilha Didática da Ouvidoria representam iniciativas inovadoras que aproximam a advocacia da Ouvidoria de forma acessível e efetiva.

+Leia também: OAB SP lança primeira cartilha da Ouvidoria – Jornal da Advocacia

Mais atendimentos

Essas ações visando facilitar o diálogo com a advocacia e com toda a sociedade resultaram em aumento no número de atendimentos da Ouvidoria OAB SP. Em 2023, o departamento atendeu 12.620 demandas, 63,4% a mais do que em 2022 (quando foram 7.723 atendimentos).

Ouvidor-geral da OAB SP, Wilson Santos, e a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini

Ouvidor Wilson Santos e a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini: compromisso por uma ouvidoria ativa

“A evolução da Ouvidoria Geral da OAB SP sob a gestão da presidente Patrícia Vanzolini não apenas consolidou sua importância no cenário jurídico, mas também estabeleceu um padrão de excelência que reverbera em todo o sistema OAB. O Selo de Qualidade é mais do que um prêmio, é a expressão do compromisso contínuo com a transparência, a eficiência e a defesa incansável dos interesses da advocacia bandeirante”, avalia o ouvidor, destacando também o grande empenho de toda a equipe do departamento da Ouvidoria da OAB-SP.

Sobre a Ouvidoria

O departamento de Ouvidoria foi criado por meio da Resolução 3/2004 e é considerado um instrumento que possibilita aos advogados e advogadas, estagiários e estagiárias, e à sociedade o exercício do direito à participação e ao controle da Administração Pública. A Ouvidoria é um importante canal de interlocução entre o cidadão e o Poder Público.

A Ouvidoria recebe as manifestações, analisa, orienta e encaminha o caso às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração. A partir das informações recebidas, a Ouvidoria pode identificar melhorias e sugerir mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade cuja ação está sendo questionada.

Contatos da Ouvidoria OAB SP

Atendimento presencial: Praça da Sé, 385 – 8o andar – CEP 01001-902 – São Paulo-SP

Telefones: (11) 3291-8230 / 8231

E-mail: ouvidoria@oabsp.org.br