Em reunião no Palácio de Justiça, Comissão Mista de Assuntos Institucionais tratou de temas relativos às dificuldades com o sistema de peticionamento online e à falta de funcionários nas comarcas
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) está comprometida em fazer a interlocução com o poder judiciário para a resolução de demandas de toda a advocacia paulista, do interior ao litoral. Por isso, na última quarta-feira (13), a instituição, representada por seu vice-presidente, Leonardo Sica, esteve presente no Palácio de Justiça de São Paulo para a primeira reunião do biênio 2024/2025 da Comissão Mista de Assuntos Institucionais, que visa justamente tratar de assuntos de interesse da advocacia e da sociedade com o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).
A pauta da discussão endereçou, principalmente, o déficit de servidores nos órgãos judiciais e as instabilidades e falta de suporte do Sistema e-SAJ. Na reunião, Leonardo Sica entregou um ofício apontando a necessidade de ajustes e esclarecimentos sobre a certificação digital no Sistema de Processo Eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
“Hoje tratamos das instabilidades do e-SAJ, dos problemas de assinatura digital e de tudo aquilo que tem afetado o dia a dia da advocacia no sistema de peticionamento eletrônico. Estamos cobrando melhorias do Tribunal e nos colocando à disposição para ajudar. Trouxemos também todos os pedidos que as cidades nos endereçaram por mais estrutura, mais servidores e menos morosidade. Estamos sempre trabalhando para que a justiça funcione melhor e para que os advogados possam exercer sua profissão com mais liberdade”, afirmou o vice-presidente da OAB SP.
Além de Sica, também compareceram outros membros da Comissão Mista, como o vice-presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Adib Kassouf Saad, o conselheiro secional Alexandre Rollo, e os advogados Rodrigo Jorge Moraes, Rogério Marçal Tucci e Thais Pires de Camargo Rêgo Monteiro. Por parte do TJ, participaram os desembargadores Roberto Mac Cracken, Spencer Ferreira, Eduardo Cortez Gouvêa e Sandra Galhardo Esteves, e os juízes Henrique Dada Paiva, Gabriela Calasso Costa e Karina Innocencio.
Representando a advocacia do interior, estiveram presentes a presidente da subseção de Indaiatuba, Viviane Gonçalves Teixeira Matavelli; o presidente da subseção de Leme, Benito Caccia Rosalem; a secretária-geral adjunta de Leme, Adriana Damas; e o vice-presidente da subseção de Miguelópolis, Rodrigo Dorotheu.