Skip to main content
NotíciasPrerrogativas

Vice-presidente da OAB SP defende PEC que limita STF após receber medalha de Honra ao Mérito Jurídico

By 24 de novembro de 2023novembro 28th, 2023No Comments

Leonardo Sica esteve entre as 23 personalidades da área do direito homenageadas em cerimônia do Fórum das Américas e do Global Council of Sustainability & Marketing. No evento, ele comentou sobre a PEC que limita decisões monocráticas

O vice-presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Leonardo Sica, recebeu nesta sexta-feira (24) a medalha de Honra ao Mérito Jurídico durante cerimônia do Fórum das Américas e do Global Council of Sustainability & Marketing (GCSM).

O evento, que ocorreu na Faculdade de Direito da Faap, condecorou 23 personalidades da área que se destacaram neste ano.

Entre os homenageados, além de Sica, estavam o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn; o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin e Nunes Marques; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. 

Esta é a segunda edição do evento. Em 2021, a cerimônia prestou homenagem póstuma a San Tiago Dantas, professor de direito, jurista, escritor, deputado federal e ministro da Fazenda e das Relações Exteriores entre 1961 e 1964.

Rafael Horn, Rodrigo Pacheco e Leonardo Sica

PEC 8/2021

Durante a entrega das medalhas, Pacheco falou sobre projetos de lei atualmente em discussão no Congresso Nacional, em especial a PEC 8/2021, que propõe alterar a Constituição Federal para dispor sobre temas como pedidos de vista, declaração de inconstitucionalidade, concessão de medidas cautelares e decisões monocráticas em tribunais, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF). 

Para Leonardo Sica, “A iniciativa do Senado é bem-vinda e não justifica maior polêmica. Prestigia o STF como tribunal e como órgão colegiado, controla o abuso de decisões individuais e preserva o óbvio: a legitimidade do poder Legislativo como representante do cidadão”. 

Vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn corroborou a importância da PEC e também manifestou apoio à alteração.

 

Entenda a PEC

O Senado aprovou, na última quarta-feira (22), a PEC 8/2021, que limita decisões monocráticas (individuais) no STF e em outros tribunais superiores. O texto recebeu o apoio de 52 senadores (três a mais que o necessário para aprovação da PEC), enquanto 18 parlamentares foram contrários. A proposta de emenda constitucional ainda será analisada pela Câmara dos Deputados.

O texto veda a concessão de decisões monocráticas (proferidas por apenas um magistrado) que suspendam a eficácia de uma lei. 

A proposta, desde o início, dividiu a opinião dos senadores. Alguns defendiam que o projeto invadia as competências da Suprema Corte. Outros argumentaram não ter o propósito de retaliação ao tribunal. Eles decidiram retirar da proposta trecho que estabelecia prazos para os pedidos de vista, o tempo extra para um magistrado analisar um processo. 

Até dezembro de 2022, cada ministro do Judiciário podia pedir vista individualmente, sem prazo específico, o que possibilitava sucessivos pedidos por tempo indeterminado. Uma mudança no regimento interno da Corte alterou essa regra, limitando os pedidos de vista a 90 dias, a partir da data de publicação da ata de julgamento.