NotíciasSubseções

Vice-presidente da OAB SP prestigia aniversário de 92 anos da Subseção de Bragança Paulista

By 21 de março de 2024No Comments

Leonardo Sica participou de encontro com presidentes de comissões temáticas da entidade bragantina

A 16ª Subseção da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), em Bragança Paulista, completa nesta quinta-feira, 21 de março, 92 anos de existência. Para marcar a data, foi realizado um encontro com presidentes e vice-presidentes das 41 comissões temáticas da Subseção, que acompanharam uma palestra de Leonardo Sica, vice-presidente da Ordem paulista.

Sica compôs a mesa de honra da cerimônia, no auditório da Subseção, juntamente com o presidente da OAB Bragança Paulista, Gustavo Risi; a vice-presidente Raquel Petroni de Faria; o secretário-geral Henrique Pignatari; a secretária-adjunta Suze Lopes e a tesoureira Cristina Ridolfi.

Vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, e presidente da Subseção de Bragança Paulista, Gustavo Risi: Gestões alinhadas com que a advocacia espera da Ordem paulista

O presidente da Subseção, Gustavo Risi, fez um balanço do trabalho realizado pela gestão e pelas comissões, que possuem mais de 700 membros na cidade. E falou sobre diversos assuntos, como prerrogativas, marketing jurídico, controle do exercício ilegal da profissão, acompanhamento das eleições municipais, agenda cultural, entre outros.

Na sequência, Leonardo Sica destacou a força do voluntariado presente nas comissões. “Não canso de me espantar que numa quinta-feira de manhã, dia útil, dezenas de advogados e advogadas, voluntariamente, tenham deixado seus afazeres profissionais ou seus afazeres familiares para estarem aqui. Isso é uma força motriz que existe na OAB SP”, afirmou.

O vice-presidente da Secional também falou sobre o último levantamento feito em relação às comissões. Atualmente, a OAB SP tem 4.434 comissões em todo o Estado, com 49.943 advogadas e advogados inscritos. Isso representa 13% da advocacia paulista engajada neste trabalho voluntário.

Sica ressaltou a estrutura que a OAB SP oferece para a advocacia e o esforço para melhorar cada vez mais os pontos de atendimento no interior do Estado. E destacou os serviços oferecidos pela entidade, como a OAB SP Shop, as farmácias da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) e os cursos oferecidos pela ESA (Escola Superior de Advocacia).

“A gente sai da faculdade formado em Direito, não em advocacia. A gente percebeu que o papel da OAB SP, por meio da ESA, é ser o que a Escola de Magistratura é para os magistrados, o que a Academia de Polícia é para os delegados, e assim por diante. A gente percebeu que temos que acentuar cada vez mais esse papel de formação da OAB SP”, disse Sica.

Gustavo Risi enalteceu a presença de Leonardo Sica e agradeceu esse contato direto da advocacia bragantina com a presidência da Ordem paulista. “A OAB Bragança Paulista está entre as mais antigas do Estado e ter a Secional conosco é razão de prestígio, de orgulho, para toda advocacia bragantina. Também é muito importante a ajuda que o doutor Leonardo nos traz aqui, fazendo alguns encaminhamentos e sugestões com relação à rotina e projetos das comissões”, afirmou.

“A gente acompanha a gestão de Bragança e fica muito feliz por ser uma gestão alinhada conosco, com o que a advocacia espera da OAB SP. É uma gestão alinhada com a tradição e com as necessidades de mudanças, de uma categoria cada vez mais heterogênea”, enfatizou Sica.

Mesa solene do evento: secretário-geral da Subseção de Bragança Paulista, Henrique Pignatari;
vice-presidente Raquel Petroni de Faria; presidente Gustavo Risi; vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica; secretária-geral adjunta Suzelaine Lopes; e tesoureira Cristina Ridolfi