Leonardo Sica participou de encontro com presidentes de comissões temáticas da entidade bragantina
A 16ª Subseção da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), em Bragança Paulista, completa nesta quinta-feira, 21 de março, 92 anos de existência. Para marcar a data, foi realizado um encontro com presidentes e vice-presidentes das 41 comissões temáticas da Subseção, que acompanharam uma palestra de Leonardo Sica, vice-presidente da Ordem paulista.
Sica compôs a mesa de honra da cerimônia, no auditório da Subseção, juntamente com o presidente da OAB Bragança Paulista, Gustavo Risi; a vice-presidente Raquel Petroni de Faria; o secretário-geral Henrique Pignatari; a secretária-adjunta Suze Lopes e a tesoureira Cristina Ridolfi.
O presidente da Subseção, Gustavo Risi, fez um balanço do trabalho realizado pela gestão e pelas comissões, que possuem mais de 700 membros na cidade. E falou sobre diversos assuntos, como prerrogativas, marketing jurídico, controle do exercício ilegal da profissão, acompanhamento das eleições municipais, agenda cultural, entre outros.
Na sequência, Leonardo Sica destacou a força do voluntariado presente nas comissões. “Não canso de me espantar que numa quinta-feira de manhã, dia útil, dezenas de advogados e advogadas, voluntariamente, tenham deixado seus afazeres profissionais ou seus afazeres familiares para estarem aqui. Isso é uma força motriz que existe na OAB SP”, afirmou.
O vice-presidente da Secional também falou sobre o último levantamento feito em relação às comissões. Atualmente, a OAB SP tem 4.434 comissões em todo o Estado, com 49.943 advogadas e advogados inscritos. Isso representa 13% da advocacia paulista engajada neste trabalho voluntário.
Sica ressaltou a estrutura que a OAB SP oferece para a advocacia e o esforço para melhorar cada vez mais os pontos de atendimento no interior do Estado. E destacou os serviços oferecidos pela entidade, como a OAB SP Shop, as farmácias da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) e os cursos oferecidos pela ESA (Escola Superior de Advocacia).
“A gente sai da faculdade formado em Direito, não em advocacia. A gente percebeu que o papel da OAB SP, por meio da ESA, é ser o que a Escola de Magistratura é para os magistrados, o que a Academia de Polícia é para os delegados, e assim por diante. A gente percebeu que temos que acentuar cada vez mais esse papel de formação da OAB SP”, disse Sica.
Gustavo Risi enalteceu a presença de Leonardo Sica e agradeceu esse contato direto da advocacia bragantina com a presidência da Ordem paulista. “A OAB Bragança Paulista está entre as mais antigas do Estado e ter a Secional conosco é razão de prestígio, de orgulho, para toda advocacia bragantina. Também é muito importante a ajuda que o doutor Leonardo nos traz aqui, fazendo alguns encaminhamentos e sugestões com relação à rotina e projetos das comissões”, afirmou.
“A gente acompanha a gestão de Bragança e fica muito feliz por ser uma gestão alinhada conosco, com o que a advocacia espera da OAB SP. É uma gestão alinhada com a tradição e com as necessidades de mudanças, de uma categoria cada vez mais heterogênea”, enfatizou Sica.