NotíciasSubseções

Vice-presidente da OAB SP participa de entrega de carteiras em São Bernardo do Campo

By 7 de fevereiro de 2024No Comments

Presença de Leonardo Sica na cerimônia reforça esforço contínuo da Secional para ampliação de serviços em todo o Estado

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), Leonardo Sica, participou, na última terça-feira (6), de uma solenidade de outorga de carteiras na Subseção de São Bernardo do Campo. Cerca de 30 novos advogados e estagiários inscritos na Ordem receberam a identificação para exercer a profissão.

Sica foi consagrado paraninfo da turma e, em seu discurso, falou sobre a importância da advocacia para a sociedade.

“A advocacia é a única profissão privada tratada em nossa Constituição Federal. Nós somos indispensáveis à administração da justiça. E a justiça é a principal aspiração do ser humano, é o sentimento primeiro de todo ser humano. A ideia do que é justo nasce com a gente. Assim que os seres humanos começam a falar, eles começam a pedir justiça para a vida deles. E a partir de hoje vocês vão trabalhar na intersecção entre o ser humano e aquilo que ele mais almeja”, afirmou o vice-presidente da OAB SP.

Além de Leonardo Sica, também compuseram a mesa solene da cerimônia o presidente da OAB São Bernardo do Campo (SBC), Luiz Ricardo Biagioni Bertanha, a vice-presidente da OAB SBC, Andrea de Castro Alves, a secretária-geral da OAB SBC, Elaine Brandão, o tesoureiro da OAB SBC, Thiago Menegaldo, a conselheira Miriam Saeta Francischini, o presidente da Comissão de Representação Contábil da OAB SBC, Odilon Luiz de Oliveira Junior, o ex-presidente da OAB SBC, Fernando Guimarães Souza, e o professor da FaPan, Matias Alves Correia.

Universo OAB SP

A presença de Leonardo Sica na cerimônia reforçou o empenho da Ordem Paulista de ampliar os serviços do Universo OAB SP – composto pela Secional, Subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP – para todo o Estado.

O Universo OAB SP reúne uma série de serviços que visam contemplar as demandas dos advogados em todas as dimensões de suas vidas: defesa da advocacia no âmbito da Secional; educação com acessibilidade garantida pelo programa Anuidade de Volta, em que 100% do valor pago em anuidade vira crédito para cursos de extensão e de pós-graduação da ESA; apoio assistencial com a CAASP; e plano de previdência criado para advogados, sem fins lucrativos, viabilizado pela OABPrev.

Entre os exemplos recentes da atuação da OAB SP na defesa da advocacia paulista, está a conquista de dois reajustes consecutivos (2022 e 2023) para os profissionais que atuam na Assistência Judiciária gratuita, convênio firmado entre a Ordem paulista e a Defensoria Pública do Estado, que está com inscrições online abertas até 15 de março.

Atualmente, cerca de 40 mil profissionais prestam o serviço em todo Estado. No Grande ABC, são cerca de 1.250 advogadas e advogados inscritos no convênio da Assistência Judiciária, que garante acesso gratuito à Justiça para pessoas de baixa renda.

Leonardo Sica e Luiz Ricardo Bretanha