CarrosselNotícias

Trilha de Empreendedorismo aborda importância da tecnologia e do marketing jurídico na advocacia

By 19 de setembro de 2023No Comments
trilha do empreendedorismo

Redes sociais podem e devem ser usadas, sempre dentro das regras do Provimento 205/2021

Durante a trilha Turbinando a Carreira sobre empreendedorismo, da 11ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), a diretora secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães, e o conselheiro estadual e presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal, Afonso Paciléo, compartilharam insights para orientar, em especial, a Jovem Advocacia em sua jornada.

Com um cenário empresarial em constante evolução e desafios, eles pedem visão, resiliência e adaptação aos advogados empreendedores.

A diretora secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães destacou os avanços da advocacia nos últimos anos e falou sobre a importância de utilizar a tecnologia no exercício da profissão.

Para ela, em um mundo cada vez mais digital, a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas uma vantagem competitiva.

“Ficou para trás a advocacia onde os advogados abriam seus escritórios, faziam seus cartões e aguardavam as indicações. Precisamos estar presentes no mundo digital, usando a tecnologia a nosso favor”, declara Daniela.

Uma das novidades para a advocacia é o uso das redes sociais como forma de promover o escritório, porém o tema ainda gera muitas dúvidas. Daniela Magalhães destaca que as redes podem e devem ser usadas, dentro das regras do Provimento 205/2021.

“O advogado não pode ter preconceito com as redes ‘informais’, como o Tiktok, por ser um ambiente que vale o investimento para fazer a publicidade de seu serviço e garantir novos clientes, sempre seguindo as regras estabelecidas”, frisa.

Afonso Paciléo ao compartilhar sua experiência como exemplo para a Jovem Advocacia, destacou sobre a importância de ser arrojado e direcionado no mundo do empreendedorismo.

“Em um mundo competitivo, aqueles que se destacam são os que ousam inovar e têm uma estratégia clara. Quando descobri que eu poderia ser um advogado diferente e me arrisquei de acordo com meus objetivos, os clientes se identificaram comigo”, afirma o conselheiro.

O presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal destacou a importância de definir metas quando se está empreendendo.

Segundo os palestrantes, ter objetivos claros e mensuráveis é fundamental para manter o foco e medir o progresso. Além disso, a resiliência é uma característica essencial para enfrentar os obstáculos que surgem no caminho do empreendedorismo.

11ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) realizou em Santos, no dia 15 de setembro, a 11ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23).

O evento aconteceu na Unisanta – Universidade Santa Cecília, das 8h às 18h30, com a participação de 12 subseções: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Iguape, Itanhaém, Jacupiranga, Miracatu, Peruíbe, Praia Grande, Registro, Santos e São Vicente.

Em um novo formato, promovida pelo Universo OAB SP – composto pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP –, a Conferência teve discussões voltadas à transformação do mercado jurídico e das relações sociais, em especial, com o advento de novas tecnologias, fomentando outras formas de trabalho.

Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e sete “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia, estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem.

Nas dez edições anteriores (Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba e Bauru), a CRADV23 reuniu mais de seis mil participantes. Os três últimos encontros serão em Ribeirão Preto (6/10), São José dos Campos (29/10) e São Paulo (16 e 17/11).