CarrosselNotíciasTED

Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP homenageia seus ex-presidentes

By 16 de dezembro de 2022No Comments

Em solenidade, Secional reconheceu o trabalho de 12 profissionais que estiveram à frente do maior TED do país, ao longo dos últimos 26 anos

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo (OAB SP) homenageou ontem (15) todos os ex-presidentes do TED da OAB SP, em forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados à advocacia do Estado. A solenidade ocorreu na sede da entidade, no Centro paulistano.

Estiverem presentes os diretores da Secional, Patricia Vanzolini (presidente), Leonardo Sica (vice-presidente), Daniela Magalhães (secretária-geral) e Alexandre de Sá Domingues (tesoureiro); o presidente e o vice-presidente do TED, Guilherme Magri;, e João Carlos Rizolli, respectivamente; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP); e a ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina , Renata Soltanovitch.

Foram entregues placas aos ex-presidentes: Homero Alves de Sá (in memoriam), gestão 1995/1997; José Urbano Prates, gestão 1998/2000; Raul Husni Haidar, 2001; Jorge Eluf Neto, gestão 2001/2003; Francisco Antonio Feijó (in memoriam), 2003; Braz Martins Neto, gestão 2004/2007; Fabio Romeu Canton Filho, gestão 2007/2009; Carlos Roberto Fornes Mateucci (in memoriam), gestão 2010/2012; José Maria Dias Neto, gestão 2013/2015; Fernando Calza de Salles Freire, presidente no ano de 2015 e na gestão 2016/2018; Renata Soltanovitch, 2018; e Carlos Kauffmann, gestão 2019/2021.

Patricia abriu o evento exaltando o papel do Tribunal de Ética e Disciplina, ao destacar a grande responsabilidade dos envolvidos na tarefa de julgar seus pares.

“É o momento de valorizar uma parte, que nós entendemos que é o coração da OAB SP. O TED é uma atribuição que vem acompanhada de muitos problemas, muitas responsabilidades. É uma missão vista, muitas vezes, como antipática por nossos pares, [pois] estamos na atribuição de julgar. Por isso, temos uma enorme admiração e respeito pelas pessoas que se prontificaram a assumir essa função. Estamos juntos com o presidente Guilherme Magri para dar todo apoio, em termos de melhoria normativa. Temos que trabalhar com afinco para prover, de infraestrutura, de logística, todo esse aparato do TED. A primeira coisa que devemos fazer, por dever e obrigação, é honrar essas pessoas que estiveram no passado, carregando essa bandeira e que não podemos deixar cair. Agradeço a construção deste Tribunal, que é fantástico, impressionante, modelo para o Brasil”, exaltou a presidente da OAB SP.

Adriana sublinhou o trabalho que está sendo desenvolvido por Magri e as mudanças que estão acontecendo na entidade. “Gostaria de deixar um registro para esse jovem advogado, o presidente Guilherme Magri, que marca uma gestão que busca eficiência, transparência, mas, também, que busca inovação, ao abrir para um processo de inclusão, de diversidade e, principalmente, para um processo de respeito que precisamos dar a todos e todas”, afirmou a presidente da CAASP.

Em seu discurso, o Magri ressaltou a excelência do Tribunal, construído ao longo dos últimos 26 anos:

“Que o TED da Secional seja o farol para o Brasil. Todos os esforços valeram a pena e estão sendo multiplicados. Se o Tribunal chegou aqui, é porque seus ex-presidentes o mantiveram de pé, independente de qualquer situação, e fizeram do TED uma referência para o país”.

Por fim, Sica salientou a força do Tribunal, que reside em todas as pessoas que passaram pela OAB SP. “Quero deixar registrado que o trabalho do TED é o mais difícil, o mais árduo, o mais ingrato. É uma máquina muito importante, que faz um trabalho relevante, afetando decisivamente o trabalho, a imagem, a reputação e a regulação da nossa profissão. Parabéns a todos vocês. Muito obrigado por terem estado, por estarem e por continuarem trabalhando em nosso Tribunal de Ética”, finalizou o vice-presidente da Secional.

Crédito das fotos: Ricardo Bastos/OAB SP