Leonardo Sica falou sobre técnicas e deu dicas importantes para a advocacia local
O vice-presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Leonardo Sica, encontrou um auditório cheio nesta quinta-feira (23) na Subseção de Mogi Guaçu. Ele foi convidado pela Escola Superior de Advocacia (ESA) para ministrar a aula magna “Sustentação Oral, Memoriais e Outras Técnicas de Argumentação nos Tribunais”.
Advogado criminalista com 25 anos de experiência, Sica deu dicas importantes sobre como a advocacia deve se portar nos tribunais e as estratégias para uma boa comunicação. “A gente se comunica em juízo para convencer alguém, seja um ministro, um desembargador, um juiz. A ferramenta básica de todo advogado é a comunicação persuasiva”, destacou Leonardo Sica.
Além de explicar as técnicas para uma sustentação oral eficaz, Sica esclareceu como deve ser a redação de um bom Memorial, uma peça importante, que resume os argumentos ao magistrado. “O Memorial deve ter parágrafos curtos, para exercitar o argumento com precisão. É desnecessário transcrever leis que o juiz já conhece”, completou.
O evento contou, ainda, com a entrega de 16 carteiras da OAB para novos advogados e advogadas. A presidente da Subseção de Mogi Guaçu, Luciane Bonelli Pasqua, ressalta a importância da presença da diretoria da OAB SP no Interior e da realização de momentos como esse: “As palestras e cursos, bem como a Aula Magna, são um conjunto de atividades que agregam aos colegas, além do conhecimento, um momento de reencontrar seus amigos e conhecer novos advogados e advogadas, uma troca necessária para nossa profissão”.
+Leia também: Vice-presidente da OAB SP dá dicas de sustentação oral em aula magna sobre direito penal