Skip to main content
CAASPCarrosselNotícias

Serviços da CAASP são destaque na 4ª Conferência Regional da Advocacia, em São Carlos

By 2 de maio de 2023maio 4th, 2023No Comments
Serviços da CAASP são destaque na 4ª Conferência Regional da Advocacia, em São Carlos

O trabalho do Universo OAB SP é pautado pelas reais necessidades da advocacia, que, em 2023, chegará a marca de 500 mil profissionais no Estado

 

Com uma apresentação dinâmica, composta por pronunciamentos de seus diretores, vídeos e sorteio de brindes, o painel da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) movimentou a quarta Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV), em São Carlos, na última sexta-feira (28). Dirigentes da maior entidade assistencial de classe do país – Adriana Galvão (presidente), Adib Kassouf Sad (vice-presidente), Vilma Muniz de Farias (secretária-geral adjunta) e Solange de Amorim Coelho (tesoureira) – subiram ao palco da CRADV e listaram os benefícios e serviços da Caixa de Assistência. Adriana disse ao público que lotava o centro de convenções do Hotel The Hill Executive que “a CAASP é um mundo a ser explorado pela advocacia, que, ao utilizar seus os serviços, consegue ter sua anuidade revertida”.

  • Veja mais fotos aqui.

No evento, que congregou advogados, advogadas, estagiários e estagiárias das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) de Américo Brasiliense, Araraquara, Barretos, Bebedouro, Catanduva, Descalvado, Guaíra, Guariba, Ibitinga, Itápolis, Jaboticabal, Matão, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Novo Horizonte, Olímpia, Pitangueiras, Ribeirão Bonito, Santa Adélia, São Carlos, Taquaritinga e Urupês, além de estudantes de Direito, a presidente da Caixa de Assistência enfatizou, em sua fala, o esforço que a entidade tem feito pela prevenção e a promoção da saúde da classe.

Adriana citou a CAASP Saúde, modelo de saúde suplementar intermediado diretamente pela entidade em parceria com a Seguros Unimed, que oferece à advocacia um seguro-saúde a preços abaixo dos de mercado; o atendimento odontológico gratuito de urgências e emergências em todo o Brasil para a advocacia paulista via Uniodonto; e ainda fez referência ao incentivo esportivo que a Caixa de Assistência proporciona ao realizar competições, como os Jogos da Advocacia Paulista, que serão disputados em Bebedouro, de 6 a 10 de setembro deste ano.

O vice-presidente da CAASP destacou a facilidade e a economia que a advocacia alcança ao comprar medicamentos, produtos de higiene pessoal e dermocosméticos nas farmácias da entidade de classe. “Não há farmácias em São Paulo que ofereçam medicamentos, de A a Z, com as condições de preços e pagamento que a CAASP oferece aos advogados e advogadas”, afirmou Sad, que aproveitou a ocasião para prestar contas da remodelação e ampliação que a Caixa de Assistência tem feito em suas lojas.

Já a secretária-geral adjunta detalhou a seriedade e a importância do trabalho do setor de Benefícios da CAASP. A concessão de auxílio pecuniário a advogados e advogadas em comprovada situação de carência é a principal obrigação estatutária da entidade. “Todos os processos assistenciais são deferidos por colegiados de advogados e advogadas voluntários que, na qualidade de relatores, analisam com cautela e julgam os pedidos de auxílio pecuniário feitos à entidade”, explicou Vilma.

Solange fez referência à CAASP Itinerante, iniciativa que leva às subseções de todo o Estado alguns serviços antes prestados exclusivamente na sede da entidade gratuitamente, como uma van-consultório da Uniodonto, para avaliação odontológica, testes de glicemia, colesterol, hepatite C e pressão arterial, treino funcional com preparador físico, chance de comprar livros e dermocosméticos em promoção nas unidades da Livraria Móvel e da Perfumaria Móvel e adquirir produtos com desconto especial de empresas parceiras do Clube de Serviços.

A tesoureira também informou sobre a promoção de livraria em voga de 1º a 12 de maio. Em homenagem às mães, tanto na livraria física quanto na loja virtual CAASP Shop (caaspshop.com), onde o frete é grátis, todas as obras de literatura estão com 40% de desconto.

O público da 4º Conferência Regional da Advocacia pôde desfrutar de alguns serviços da CAASP. A entidade levou ao evento seus exames laboratoriais gratuitos, em parceria com o Laboratório São Roque, livros jurídicos e dermocosméticos com desconto, produtos de empresas parceiras e massagem expressa antiestresse.

Universo OAB

A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, abriu a 4º CRADV listando à plateia os propósitos do evento: levar conhecimento e estar próxima da advocacia. Em seguida, apresentou ao público o Universo OAB SP, composto pela Secional, pela CAASP, pela Escola Superior de Advocacia (ESA) e pela OABPrev-SP.

Segundo Patricia, o trabalho dessas instituições é pautado pelas reais necessidades da advocacia, que, em 2023, chegará a marca de 500 mil profissionais no Estado de São Paulo. “É a advocacia quem nos diz o que precisa e necessita e, com base nisso, construiremos nossa instituição”, destacou a presidente da OAB SP.

Patricia exaltou, em seu discurso, fala recente da presidente da CAASP. Parafraseando a dirigente da maior entidade assistencial da advocacia, replicou: “Adriana fez uma fala que me emocionou muito, ela disse: A OAB SP é de todos nós e para todos nós, e estamos congregados na OAB SP para permitir que todos trabalhem com dignidade”.

Também se pronunciaram a secretária-geral adjunta da Secional, Dione de Almeida, e o vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica.

“A advocacia de hoje não fala latim, não é aristocrata, tampouco herdeira”, avaliou Dione, ressaltando que “não é razoável que a OAB SP e o Judiciário não representem a sociedade brasileira”. A secretária-geral adjunta da Ordem paulista também elogiou a iniciativa da CAASP de instalar Espaços Vida – salas de aleitamento materno – nas subseções. “Não consigo pensar na igualdade de gênero se a minha própria instituição não considerar minhas necessidades físicas. Nesse sentido, o Espaço Vida é motivo de muito orgulho”, salientou Dione.

Em painel mediado por Patricia, o coordenador das Áreas Geográficas da ESA, Sergio Carvalho de Aguiar Valim Filho, e o gerente-executivo da OABPrev-SP, César Furue, apresentaram ao público os diferenciais, benefícios e vantagens que as duas instituições oferecem à advocacia.

A programação da 4º Conferência Regional da Advocacia incluiu painéis de Otávio Pinto e Silva (“CLT, 80 anos: uma Jovem Senhora e sua Importância no Brasil de Hoje”), Irapuã Santana (“Julgamento: Perspectiva de raça”) e Solano de Camargo (“Novas Tecnologias e o Futuro da Advocacia”). O evento também contou com uma Conferência Regional da Mulher Advogada, que teve como palestrante Claudia Luna, abordando o “Lawfare de Gênero”, entre outras atividades.