CAASPCarrosselNotícias

São Caetano do Sul repete o sucesso das Conferências Regionais da Advocacia de 2023

By 15 de maio de 2023No Comments

Advogados e advogadas das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires (ABCDMR) compareceram em grande número a quinta Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), que foi realizada na última sexta-feira. O modelo desses encontros consagra-se a cada edição, mesclando difusão de conhecimento, atualização profissional e debates sobre questões de relevo dos âmbitos jurídico e social.

• Veja mais fotos aqui.

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) levou uma série de serviços e benefícios aos participantes – exames laboratoriais gratuitos, livros e dermocosméticos com desconto, massagem expressa, entre outros. Quatro diretoras fizeram explanações no painel “Construindo um futuro com mais saúde física, financeira e mental”.

Após exibição de um vídeo institucional, a presidente da CAASP, Adriana Galvão, convidou o público a participar dos 1ºs Jogos da Advocacia Paulista, que serão realizados em setembro, na cidade de Bebedouro. “Será o maior evento esportivo da história da advocacia, com 15 modalidades e participação de colegas de todo o Estado, nos moldes das Olimpíadas”, disse ela.

Adriana falou sobre algumas das iniciativas da atual gestão que conferem à Caixa de Assistência um caráter mais expansionista, como a CAASP Itinerante – já na nona edição -, que percorre as subseções de todo Estado em dias específicos, dando à advocacia local oportunidade de acesso a alguns serviços e benefícios antes restritos à Capital e às sedes regionais. “Entre muitos outros serviços, na CAASP Itinerante, em parceria com o Laboratório São Roque, realiza exames de sangue gratuitos”, ressaltou.

A presidente ainda citou a criação de ambientes em substituição a áreas antes ociosas, como as salas de coworking e audiência virtual, cafés e os Espaços Vida: “Estamos levando conforto para que a advocacia exerça sua missão de defender a vida e a liberdade das pessoas”.

A diretora tesoureira da CAASP, Solange de Amorim Coelho, descreveu os Espaços Vida, salas destinadas a aleitamento materno e higienização dos bebês, como “um espaço humano”. Já a diretora Lúcia Bludeni alertou para a questão da saúde mental, problema recorrente entre advogados e advogadas. Entre várias ações para alívio do estresse promovidas pela Caixa de Assistência, Lúcia destacou as aulas de dança, já ministradas em várias subseções e que podem ser disseminadas por todo o Estado: “É só a OAB local fazer contato conosco”.

Secretária-geral adjunta da CAASP, Vilma Muniz de Farias, levou a conhecimento do público os auxílios pecuniários que a entidade concede a advogados e advogadas em comprovada situação de carência, após visita de assistente social e mediante análise por relatores voluntários que atuam em Câmaras de Benefícios. “Temos que preservar a dignidade do advogado que se vê tolhido de exercer a profissão, especialmente devido a problemas de saúde”, disse Vilma.

A programação da 5ª CRADV23 estendeu-se por todo o dia – de manhã, no Samyr Buffet e, à tarde, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Dirigentes do Universo OAB SP pronunciaram-se sobre temas específicos, em alternância com palestrantes convidados.

“A Ordem é para todos os advogados, mas, principalmente, para os que mais precisam dela: os advogados autônomos, que não contam com estrutura empresarial para lhes amparar”, afirmou a presidente da Secional, Patricia Vanzolini. Esse amparo de que falou a presidente da OAB SP é dado ao advogado em quatro frentes, como ela explicou: na defesa de seu exercício profissional e de suas prerrogativas, pela Secional; na sua especialização e pós-formação, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA); no planejamento do seu futuro, pela OABPrev-SP; e no campo assistencial e de bem-estar, pela CAASP.

A secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães, abordou a modernização da estrutura da instituição, tanto em termos físicos quanto humanos: “Para fazermos a transformação, investimos em tecnologia e em pessoas”, salientou Daniela.

Segundo o vice-presidente da Ordem paulista, Leonardo Sica, o objetivo do Universo OAB SP é se manter “em permanente expansão”. Ele enfatizou: “O que importa para nós são as pessoas. A advocacia é mais que uma profissão: é um estado da alma, um estado da alma daqueles que querem ser úteis às pessoas”.

Já a secretária-geral adjunta da Secional, Dione Almeida, lembrou que a advocacia paulista é composta, majoritariamente, por mulheres, e que elas ainda são as vítimas mais frequentes de violação de prerrogativas profissionais – uma realidade a ser vencida.

A Escola Superior de Advocacia e a OABPrev-SP também tiveram espaço de destaque na programação. Pronunciaram-se a vice-diretora da ESA OAB SP, Sara Hakim, e presidente do conselho deliberativo da instituição previdenciária, Leandro Piccino.

Expoentes em suas respectivas áreas de atuação, o criminalista Sergei Cobra fez palestra sobre o tema “Prerrogativas nas audiências”; Silvia Marzagão discorreu sobre “Planejamento sucessório: mitos e possibilidades”; e Elisabete  Vido tratou de “Marca: proteja a dos seus clientes, desenvolva a sua”.

Uma nova etapa das Conferências Regionais da Mulher Advogada integrou a programação em São Caetano do Sul. “Famílias Ectogenéticas” foi o tema abordado em profundidade por Ana Carolina Mendonça, referência no assunto.