Notícias

Rio Preto sedia ‘Encontro de Integrantes de Comissões de Igualdade Racial de Subseções da OAB SP’

By 13 de agosto de 2023setembro 13th, 2023No Comments

Reuniões nas Conferências Regionais da Advocacia possibilitam a conexão da Secional com as subseções, fortalecendo a advocacia negra e o combate ao racismo

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) promoveu, durante a décima Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), mais uma trilha de aprendizagem voltada à Igualdade Racial. O encontro, que foi realizado em São José do Rio Preto, visa o fortalecimento da advocacia negra e o combate ao racismo.

As Conferências têm sido palco de discussões importantes tanto para a advocacia, quanto para a sociedade, e a trilha das Comissões de Igualdade Racial (CIRs) tornou-se indispensável, uma vez que as políticas de combate à desigualdade racial, que abrangem temas cruciais como inclusão e diversidade, são um pilar fundamental que orienta e permeia toda a gestão da OAB SP, sendo implementadas em todas as esferas.

Entre os participantes da trilha sobre Igualdade Racial, estavam a diretora secretária-geral adjunta da OAB SP, Dione Almeida; a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Secional, Ana Carolina Lourenço; conselheiros secionais; diretores de Ordem; e integrantes de comissões de subseções envolvidas na 10ª CRADV23.

“Esses encontros estão sendo importantes para conhecermos as diferentes realidades da advocacia negra em todas as regiões do Estado”, informou Dione, que, durante o encontro, foi parabenizada por ter sido a primeira mulher negra a ocupar a presidência da OAB SP, nos últimos dias 25 e 26.

Reconhecimento

Em 24 de julho, durante sessão do Conselho Pleno da OAB SP, foi aprovada a alteração da nomenclatura da Comissão da Mulher Advogada para Comissão das Mulheres Advogadas. Dione Almeida, que foi a relatora do voto, ressaltou a importância do pleito. “Trata-se de uma mudança que nos permite alcançar toda a advocacia do gênero feminino: a mulher que trabalha, que é de todas as cores, regiões, livre para decidir sua opção sexual ou área de atuação. Isso fomenta a liderança, pois as advogadas passam a ter uma sensação de pertencimento”, explicou.

Ainda de acordo com ela, durante as trilhas, está sendo possível mapear os trabalhos que estão sendo executados nas subseções, em defesa da pauta racial. “Vamos criar a Medalha Tereza de Benguela, para homenagear gestores de Ordem que promovem a igualdade de raça. Ela terá por objetivo o não apagamento dessas pessoas na história da Secional, colaborando com o aumento da sensação de valor próprio delas. Essa iniciativa foi pensada após ouvirmos a advocacia negra, em reuniões como está”, informou a diretora.

Antes de Rio Preto, a OAB SP realizou cinco Encontros de Integrantes de Comissões de Igualdade Racial de Subseções: em São Carlos, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba e Bauru. Nessas regiões, assim como na última Conferência, a Secional também promoveu a escuta e o acolhimento dos participantes.