Notícias

Reinauguração da Subseção de Jundiaí ratifica nova era das Casas da Advocacia da OAB SP

By 21 de novembro de 2023No Comments

Diretoria da Ordem paulista participou do evento que apresentou as reformas e ampliação da OAB Jundiaí

A OAB SP participou na noite desta quinta-feira (16) da reinauguração da Casa da Advocacia de Jundiaí, sede da 33ª Subseção da Ordem Paulista. Com o auditório lotado, a cerimônia contou com as presenças da presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, do vice-presidente Leonardo Sica, e da secretária-geral Daniela Magalhães. A sede da OAB Jundiaí foi amplamente reformada, ganhou novos espaços e também modernizou as instalações da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) para melhor atender à advocacia da região.

Com 5.100 inscritos e 63 anos de história, a 33ª Subseção da OAB SP abrange as cidades de Jundiaí, Itupeva, Cajamar, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista. Compondo a mesa da solenidade, a presidente Patricia Vanzolini celebrou a entrega de mais uma obra do processo de interiorização promovido pela OAB SP em todo o Estado. “Percebemos que era preciso fortalecer a advocacia do interior, ou seja, trazer, de uma forma estruturada, todos os equipamentos do Universo OAB SP, as Casas da Advocacia, os serviços da CAASP e os núcleos da ESA (Escola Superior da Advocacia) para garantir conforto, apoio e defesa à advocacia local”, afirmou Patricia Vanzolini.

A presidente da Ordem paulista também destacou que o trabalho de interiorização vem sendo liderado e capitaneado pela secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães, que também é coordenadora-adjunta do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, do Conselho Federal da OAB. “Essa filosofia é para todo o estado. É uma grande alegria a cada Casa da Advocacia que nós inauguramos ou reformamos. Quando eu, a Daniela Magalhães e toda a diretoria olhamos para o mapa do Estado, sabemos que há tanto por fazer, mas cada espaço que nós entregamos dá uma alegria no coração em saber que estamos conseguindo vencer esse enorme desafio”, acrescentou.

O vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, e a secretária-geral, Daniela Magalhães, também compuseram a mesa de abertura e parabenizaram o esforço em conjunto para a concretização deste sonho de trazer ainda mais cidadania e dignidade à advocacia e população de Jundiaí e região. “Parabéns por todos aqueles que nos últimos anos, especialmente nesse último ano e 10 meses de obras, trabalharam com afinco para entregar esse novo equipamento completo para advocacia aqui da região”, disse Leonardo Sica.

“A reinauguração aqui da sede da OAB Jundiaí, que é a minha casa, torna concreta a nova era das Casas da Advocacia, que é uma transformação para que estas casas possam receber a advocacia, receber conteúdo técnico pela ESA, atividade das comissões, escritórios de coworking, salas de audiência virtual, espaço para confraternização, enfim, uma nova era das Casas, à disposição de toda a advocacia”, celebrou a secretária-geral da OAB paulista.

O presidente da OAB Jundiaí, Gustavo Ungaro, relembrou, em sua fala, de ex-dirigentes que ajudaram no desenvolvimento da subseção, em seus 63 anos de história, e destacou a importância da Casa da Advocacia e da Cidadania não apenas para os advogados e as advogados, mas também à população. “Essa reinauguração representa uma grande alegria, depois de obras que praticamente reconstruíram esse tradicional espaço no centro da cidade, a uma quadra do fórum. É uma conquista fundamental para a dignidade, valorização da nossa profissão e para reforçar o fato da OAB SP ser a referência da cidadania para a garantia de direitos e concretização da nossa Constituição. As portas estão abertas para todos.”

Nova estrutura

A OAB Jundiaí conta agora com 650m² de espaço útil. Entre as mudanças estão a reforma da fachada, obras de acessibilidade para as pessoas com deficiência, ampliação do auditório com espaço agora para 120 pessoas, espaço de convivência, novas salas de coworking, videoconferência, de apoio às comissões, audiências online, Tribunal de Ética e Disciplina e certificação digital. A área da CAASP também foi ampliada e passa a contar com uma farmácia completamente reformulada, moderno consultório odontológico e novos espaços para oferecer toda a gama de prestação de serviços da maior caixa assistencial de uma entidade de classe do país.

Em seu discurso na mesa solene, a presidente da CAASP, Adriana Galvão, reforçou a importância dos serviços prestados pela entidade. “Esta missão de cuidar da advocacia de São Paulo se consolida muito porque nós olhamos para cada advogado e cada advogada. Entendemos que nós temos o dever de zelar pela saúde e pelos cuidados, através das inúmeras campanhas, inúmeros benefícios de ordem financeira e da nossa rede de parceiros e credenciados.”

Casa cheia

Além dos membros da diretoria da OAB SP, presidente da CAASP e do presidente da 33ª Subseção, a mesa solene foi composta também pela secretária-geral adjunta da CAASP, Vilma Muniz de Farias, pelo conselheiro regional da OAB SP, Luís Henrique Neris de Souza, pelo ex-presidente da OAB Jundiaí, Gustavo Maryssael, que representou o prefeito de Jundiaí, pelo juiz diretor do Fórum Estadual de Jundiaí, Marco Aurélio Stradiotto Sampaio e pelo juiz diretor do Fórum Federal de Jundiaí, José Eduardo de Almeida Leonel Ferreira.

O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades locais, presidentes de subseções da OAB SP no estado, conselheiros regionais, diretores da OAB Jundiaí e membros da Ordem paulista. Entre eles o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, Luiz Fernando Pacheco, a presidente da Comissão de Obras da OAB SP, Fernanda Ramos, o vice-presidente da CAASP, Adib Kassouf Sad, o vice-presidente da OAB Jundiaí, Vicente de Paula Silva, os ex-presidentes da 33ª Subseção, Airton Sebastião Bressan e Marcio Cossati, e o bispo Dom Vicente Costa.