CAASPNotícias

Regional da CAASP funciona na OAB Jabaquara há 20 anos

By 3 de maio de 2023No Comments
OAB Jabaquara comemora 40 anos; Regional da CAASP funciona na Subseção há duas décadas

No último dia 12, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Jabaquara-Saúde completou 40 anos. Na mesma data, foi comemorado os 20 anos da inauguração da unidade da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) na 116ª Subseção da OAB SP. Essa Regional da CAASP conta com farmácia, consultório odontológico e estrutura de acesso a todos os demais serviços na entidade.

A solenidade contou com as presenças das presidentes da Secional, Patricia Vanzolini, e da Caixa de Assistência, Adriana Galvão, além da secretária-geral da Ordem paulista, Daniela Magalhães; da diretora tesoureira da CAASP, Solange de Amorim Coelho; e do ex-presidente da OAB SP, Carlos Miguel Aidar, em cuja gestão foi inaugurada a Casa da Advocacia. Toda a diretoria da Subseção compareceu à celebração: Terezinha Fernandes (presidente), Mariana Fanelli Capellano (vice-presidente), Diego Secaf (secretário-geral), Valter Costa Junior (secretário-geral adjunto) e Elines Borges (tesoureira). Conselheiros secionais, ex-dirigentes e lideranças da advocacia local também participaram.

Na ocasião, foram homenageados os colaboradores Edviges Félix, com 25 anos de trabalho na Subseção, e Anésio Neves, com 21 anos de Casa.

Solange, que era secretária-geral da OAB Jabaquara quando ela foi inaugurada e também presidiu a Subseção, considerou a data “simbólica de uma trajetória de crescimento dos serviços e benefícios aos colegas inscritos na 116ª Casa da Advocacia da OAB SP, em prol do bom exercício da profissão e do bem-estar de advogados e advogadas, com reflexos em toda a classe paulista”.

A presidente da Caixa de Assistência parabenizou dirigentes, ex-gestores e a advocacia local pela história de realizações e conquistas, e afirmou que “a modernização das unidades da CAASP não cessa: trata-se de um processo contínuo de adequação às necessidades da advocacia”.

Terezinha lembrou que, nos anos 1980, a Subseção contava com cerca de 30 advogadas e advogados, e, ao longo destes 40 anos, cresceu significativamente e se estruturou. “Hoje, contamos com aproximadamente 6 mil profissionais inscritos”, informou a presidente da OAB Jabaquara.

São muitos os fatos históricos a serem lembrados sobre a Subseção, como a eleição de sua primeira diretoria, em 1983, composta por Aguinaldo Ranieri de Almeida (presidente), Antonio Galindo Ribas (vice-presidente), Jackson Baptista Meirelles (secretário) e Valter Gonçalves Real (tesoureiro), cuja posse solene aconteceu em 16 de agosto de 1983, no salão da Igreja da Sagrada Família, com a presença do então presidente da Secional, Márcio Thomaz Bastos.

A OAB Jabaquara abrigou-se, inicialmente, no escritório de seu primeiro presidente. Em 1985, a Subseção passou a ocupar o quarto andar do recém-instalado Foro Regional III Jabaquara e Saúde, depois expandindo-se para o andar térreo, onde antes funcionava uma agência do Banco Banespa. Em 21 de outubro de 2003, sob a presidência de Kozo Denda, foi inaugurada a Casa do Advogado da 116ª Subseção, posteriormente rebatizada de Casa da Advocacia e da Cidadania, já com os serviços da CAASP.

“Foi uma data extremamente simbólica, para relembrarmos de todas as conquistas realizadas por advogados e advogadas abnegados, que dedicaram parte de sua vida pelo progresso da nossa Subseção”, destacou Solange.