Skip to main content
ComissõesEventos/NovidadesNotícias

Primeiro dia do programa ‘Meu 1º estágio’ reúne dezenas de estudantes na sede da OAB SP

By 7 de junho de 2022junho 10th, 2022No Comments

O primeiro dia do programa de formação Meu 1º Estágio contou com a participação da diretoria da OAB SP, da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) e a da Escola Superior da Advocacia (ESA) que apresentaram a dezenas de estudantes as atribuições da Ordem dos Advogados do Brasil, o papel da entidade para a classe e na defesa da cidadania. 

A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, abriu o evento destacando a iniciativa inédita de promover um curso para estagiários(as) e para os que ainda estão à procura da primeira oportunidade profissional.  Patricia explicou como funciona o Sistema Ordem, as votações nas Secionais e no Conselho Federal para a eleição da diretoria, o papel de Conselheiras e Conselheiros estaduais e as mudanças implantadas pela gestão para promover uma instituição mais inclusiva. “Pretendemos ser uma OAB SP aberta para todos, que mostre o Direito como é hoje, dinâmico e moderno, que depende do sangue novo da juventude e, por isso, estamos abrindo as portas da OAB SP pela primeira vez aos estudantes de Direito, pois vocês também fazem parte da Ordem”. 

A presidente encerrou com duas dicas valiosas: “invistam em qualificação jurídica especializada, para além do básico da faculdade e no conhecimento em tecnologia”.

Na sequência, o vice-presidente Leonardo Sica apresentou outras funções da OAB, como o papel social na defesa dos Direitos Humanos, e também político, como a atuação da instituição em momentos decisivos na história recente do país pela defesa da democracia. “O movimento ‘Diretas Já’ foi comandado no país por um comitê suprapartidário, presidido pela OAB. A Ordem liderou o movimento mais importante da sociedade civil, por escolha de movimentos, partidos e entidades, que entregaram a presidência à nossa entidade”. 

Alexandre de Sá Domingues, diretor tesoureiro da Secional; Leonardo Cedaro, diretor da CAASP; e Flávio Tartuce, diretor da ESA, explicaram a organização financeira da instituição, os benefícios e auxílios, incluindo assistência pecuniária, oferecidos à advogadas e advogados, estagiárias e estagiários de todo o Estado de São Paulo, e a oferta de dezenas de cursos de qualificação gratuitos, que podem ser feitos também pelos estudantes de Direito.    

Amanhã (8), o programa abordará os seguintes temas: formalidades do estágio com a carteira da Ordem; ética no exercício da advocacia; prerrogativas e valorização da classe; estágio e desenvolvimento de projetos na advocacia; e urbanidade no ambiente formal do estágio e Exame de Ordem.