Skip to main content
InstitucionalNotíciasSubseções

Presidentes de subseções da OAB SP reforçam apoio contra PL que pode aumentar taxas judiciárias

By 15 de dezembro de 2022No Comments
Presidentes de subseções da OAB SP reforçam apoio contra PL que pode aumentar taxas judiciárias

Presidentes de subseções da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) estiveram na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta semana, visando mobilizar deputadas e deputados contra o Projeto de Lei (PL) 752/2021, que aumenta as taxas judiciárias no âmbito do território paulista.

Os deputados Alex de Madureira (PL), Carlos Giannazi (PSOL), Coronel Telhada (PP), Itamar Borges (MDB) e Jorge Caruso (MDB) receberam os presidentes Alexandre Fanti Correia (OAB Santo Amaro), Renata Cristina Quadrado (OAB Vila Prudente) e Thiago Massicano (OAB Tatuapé).

Na última segunda-feira (12), representantes da Secional já haviam ido à Alesp para entregar ofício assinado em conjunto com outras entidades da classe, ressaltando a necessidade de designação de audiência pública para amplo debate sobre o PL, que impacta mais de 350 mil profissionais da advocacia do Estado, além da população paulista.

Até o momento, 66 subseções procuraram representantes de suas respectivas regiões no Legislativo estadual para sensibilizá-los da importância e gravidade de uma possível aprovação da propositura do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) sem a devida discussão, perante toda a sociedade.

Para a OAB SP, na justificativa do projeto, não há clara indicação dos gastos da prestação jurisdicional por processo, destinação dos valores e exposição dos déficits existentes a serem neutralizados pelos aumentos das custas.

O TJSP argumenta que a proposta de elevação das taxas é necessária porque elas estão entre as mais baixas praticadas no país, em comparação com outros tribunais e, também, devido ao aumento dos gastos, em geral.

O PL 752/2021 poderia ser votado ontem (14), mas acabou não sendo discutido em plenário. Ele não entrou na pauta da sessão de hoje.