Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) se reuniram virtualmente com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, para manifestar apoio às Eleições de 2022. Pela OAB SP, participaram a presidente Patricia Vanzolini e membros da Comissão de Defesa da Democracia e do Estado de Direito.
Recentemente, a Secional divulgou nota sobre a campanha encetada por algumas autoridades públicas contra o sistema eleitoral brasileiro. Na reunião de ontem (30), a entidade voltou a ressaltar que essa desinformação pode corroer a confiança dos eleitores nas urnas eletrônicas. Então, o TSE apresentou seu trabalho de combate às fake news e as inovações no pleito deste ano que visam dar maior transparência ao processo de voto, como a ampliação no tempo para fiscalização dos códigos-fonte das urnas.
O encontro abordou, ainda, os convites feitos pelo Tribunal a organizações eleitorais internacionais para que venham acompanhar, como observadores, as eleições de outubro. A proposta da OAB SP para criar seções eleitorais em unidades penais e de internação de adolescentes no Estado paulista também foi apreciada. Por fim, Fachin sugeriu que as áreas de comunicação da Secional e do TSE desenvolvam uma parceria visando o combate à desinformação.
Representando a Comissão em Defesa da Democracia e do Estado de Direito, participaram da reunião o presidente Antônio Claudio Mariz de Oliveira e os membros Flavia Rahal Bresser Pereira, Viviane Girardi, Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari, Ricardo Penteado de Freitas Borges, Sebastião Botto de Barros Tojal e Vitorino Antunes Neto.
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral