Skip to main content
ComissõesInstitucionalNotícias

Presidente da OAB SP se reúne com ministro Edson Fachin para manifestar apoio ao processo eleitoral de 2022

By 1 de julho de 2022julho 5th, 2022No Comments
Presidente da OAB SP se reúne com ministro Edson Fachin para manifestar apoio ao processo eleitoral de 2022

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) se reuniram virtualmente com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, para manifestar apoio às Eleições de 2022. Pela OAB SP, participaram a presidente Patricia Vanzolini e membros da Comissão de Defesa da Democracia e do Estado de Direito.

Recentemente, a Secional divulgou nota sobre a campanha encetada por algumas autoridades públicas contra o sistema eleitoral brasileiro. Na reunião de ontem (30), a entidade voltou a ressaltar que essa desinformação pode corroer a confiança dos eleitores nas urnas eletrônicas. Então, o TSE apresentou seu trabalho de combate às fake news e as inovações no pleito deste ano que visam dar maior transparência ao processo de voto, como a ampliação no tempo para fiscalização dos códigos-fonte das urnas.

O encontro abordou, ainda, os convites feitos pelo Tribunal a organizações eleitorais internacionais para que venham acompanhar, como observadores, as eleições de outubro. A proposta da OAB SP para criar seções eleitorais em unidades penais e de internação de adolescentes no Estado paulista também foi apreciada. Por fim, Fachin sugeriu que as áreas de comunicação da Secional e do TSE desenvolvam uma parceria visando o combate à desinformação.

Representando a Comissão em Defesa da Democracia e do Estado de Direito, participaram da reunião o presidente Antônio Claudio Mariz de Oliveira e os membros Flavia Rahal Bresser Pereira, Viviane Girardi, Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari, Ricardo Penteado de Freitas Borges, Sebastião Botto de Barros Tojal e Vitorino Antunes Neto.

 

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral