Em abertura da Conferência Regional em São José dos Campos, Patricia Vanzolini e Leonardo Sica falaram da importância de exercer a força política da categoria para conseguir melhores condições de trabalho
Usar a força da advocacia para resguardar direitos e benefícios foi o recado dado por Patricia Vanzolini e Leonardo Sica, presidente e vice-presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), na abertura da 13ª Conferência Regional da Advocacia 2023 (CRADV23). O evento ocorreu nesta sexta (20), no Parque de Inovação Tecnológica, na cidade de São José dos Campos.
Uma das lutas destacadas pela presidência é pela aprovação do Projeto de Lei 3771. O texto deve alterar os artigos 282 do Código de Processo Civil e 564 do Código de Processo Penal para incluir dispositivos de garantia às prerrogativas legais da advocacia, relacionadas diretamente com a proteção dos direitos dos cidadãos em processos judiciais.
Leonarodo Sica destacou que o texto já está em tramitação na Câmara. Segundo ele, o momento é de lutar por sua aprovação. O vice-presidente da OAB SP acrescentou ainda que é importante o advogado lembrar que faz política todos os dias, quando atua na resolução de conflitos diários, mas que é preciso também ocupar os espaços da macro-política.
“A advocacia tem uma realidade histórica indissociável da política, mesmo quando não percebemos. Todos vocês fazem política o tempo todo”, afirmou o vice-presidente.
“Cada um precisa entrar em contato com seu deputado ou deputada, seu senador ou senadora, para conseguirmos aprovar pautas como essa, que são de interesse da nossa classe. Somos 500 mil, e precisamos colocar esse exército em ação”, acrescentou Vanzolini.
A presidente lembrou exemplos recentes de sucesso após a união da classe. “Reunimos mais de 300 profissionais que protestaram em Batatais pela punição de um policial que agrediu um advogado. Sozinha lá, mesmo como presidente, não seria a mesma força”, relata Vanzolini.
+ Leia também: Advocacia de todo estado de SP participa de ato em apoio a advogado de Batatais
Recentemente, dirigentes da OAB SP também se reuniram com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para reforçar a necessidade de melhorar os honorários da assistência judiciária. “Não é preciso se colocar de forma partidária para tratar desses assuntos com quem está nos cargos públicos. Fomos até lá para mostrar que a advocacia presta um serviço importante e precisa ser remunerada de forma digna”, afirma Vanzolini.
+ Leia também: OAB SP reúne-se com governador de SP por reajuste de honorários da Assistência Judiciária
Lutar por melhores honorários e prerrogativas são as principais causas defendidas pela presidência, disse Vanzolini. “E o sentido dessas Conferências é entender quais são as pautas em comum, para conseguirmos dar passos juntos e avançar”, concluiu.
13ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) realizou em São José dos Campos, nesta sexta-feira (20), a 13ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). 17 subseções participaram do evento no Parque de Inovação Tecnológica: Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.
Com palestras de profissionais renomados do mercado jurídico, a Conferência discutiu temas atuais e relevantes do Direito, como o surgimento de novas tecnologias que transformaram o mercado e motivaram novas formas de trabalho. A CRADV23 é promovida pelo Universo OAB SP – formado pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP.
Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e oito “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia e estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem. Nas 12 edições anteriores (Santos, Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba, Bauru e Ribeirão Preto), a CRADV23 reuniu mais de sete mil participantes. O último encontro em 2023 será em São Paulo, em novembro.
Cobertura da 13ª Conferência Regional da Advocacia de 2023
+ Turbinando a Carreira desmistifica empreendedorismo legal em Conferência da OAB SP
+ Demografia no Brasil torna direito previdenciário o ramo do futuro, diz especialista
+ Encontro da Assistência Judiciária debate correto preenchimento da certidão de honorários
+ Comissão de Igualdade Racial destaca integração regional para combater violência
+ Vice-presidente da OAB SP dá dicas de sustentação oral em aula magna sobre direito penal
+ Sistema digital de prerrogativas faz número de processos saltar mais de seis vezes