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Prefeitura de São Paulo conta com nova plataforma de publicação do Diário Oficial da Cidade

By 20 de março de 2023No Comments
Prefeitura de São Paulo conta com nova plataforma de publicação do Diário Oficial da Cidade

Além de acessível às pessoas com deficiência, agora, DOC tem edição integral certificada, em formato aberto, dicionário de termos, jargões e siglas e facilidade de acesso em qualquer tipo de dispositivo eletrônico

 

Desde o início deste mês, a Prefeitura de São Paulo tem sua própria plataforma do Diário Oficial da Cidade (DOC). Por meio do Decreto de 62177/2023, estabeleceu-se que toda publicação de atos e documentos oficiais, produzidos pelos poderes Executivo e Legislativo, passa a ser divulgados na nova plataforma eletrônica  https://diariooficial.prefeitura.sp.gov.br.

O novo DOC, além de acessível às pessoas com deficiência, conta com edição integral certificada, em formato aberto, dicionário de termos, jargões e siglas passíveis de utilização nas publicações oficiais e facilidade de acesso em qualquer tipo de dispositivo eletrônico. Os usuários podem receber, após preenchimento do cadastro, todas as matérias de interesse, o que facilita o acompanhamento de processos e garante agilidade aos usuários.

As edições do DOC são veiculadas de segunda a sexta, exceto em feriados municipais, estaduais ou nacionais, e nos dias em que não houver expediente na Administração Pública. Em caso de urgência, ou interesse público justificado, o DOC poderá ser veiculado em edição extra.

Inovação e economia

Segundo o Executivo, ao longo dos últimos anos, o Diário Oficial passou por várias mudanças, com o objetivo de reduzir o uso de recursos naturais e custos contratuais. “As inovações foram ampliadas com o desenvolvimento de ferramentas que facilitarão a navegação, como o sistema de busca por palavras, por data e ano de edição. Tudo isso para incentivar a leitura da versão eletrônica do DOC, que é uma das principais ferramentas de gestão e transparência”, ressalta a Prefeitura de São Paulo.

Vale destacar que a plataforma atual tem edições a partir de 1975, já a nova versão promove um ganho de memória institucional, uma vez que apresentará as edições desde 1896 até a última edição publicada, permitindo o resgate da história e o acesso fácil pelos pesquisadores.

As publicações deverão ser organizadas no DOC em cadernos segundo o teor da matéria e a hierarquia administrativa em vigor. O documento deve conter atos do Executivo, servidores, concursos, editais, negócios, atos da Câmara e atos do TCM.

Com a nova ferramenta, os despachos; decisões administrativas; atos normativos; instruções; ordens de serviços; avisos; contratos; convênios; acordos de cooperação, termos de fomento, colaboração e parceria, bem como outros instrumentos congêneres; atas de audiências e reuniões; editais de licitação; chamamentos públicos e instrumentos congêneres; demais atos administrativos emanados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Município, cuja publicação seja obrigatória à validade do ato, ao atendimento do princípio da publicidade ou ao interesse da sociedade, são publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo conforme artigo 2º do Decreto 46195/2005.

Para saber mais sobre o novo Diário Oficial da Cidade de São Paulo, acesse a página do Arquivo Público Municipal “Jornalista Paulo Roberto Dutra” no endereço https://arquip.prefeitura.sp.gov.br/novodoc.