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Plataforma de atendimento psicológico virtual faz sucesso na CAASP

By 6 de maio de 2020fevereiro 10th, 2021No Comments

Mais de quatro mil pessoas, entre advogados, advogadas, estagiários e estagiárias de Direito acessaram a plataforma CAASPsico, lançada em 13 de abril pela Caixa de Assistência dos Advogados da OAB São Paulo, com a finalidade de dar apoio psicológico à Advocacia. São conteúdos que ajudam a lidar com problemas emocionais e orientam sobre como amenizá-los. Quem necessita de atenção individualizada tem a chance de se consultar com profissionais de psicologia. O valor da consulta virtual é subsidiado em mais de 50% pela Ordem. A primeira consulta com especialista custa R$ 39,90.

“Como não estava conseguindo frequentar sessões presenciais de terapia há algum tempo por motivos financeiros, procurei maiores informações no site da CAASP quando descobri que os valores eram superacessíveis e que as profissionais eram qualificadas. A pandemia de Covid-19 certamente foi o principal motivo que me fez procurar o serviço, pois nem sempre conseguimos controlar a ansiedade e outros sentimentos sem a ajuda de profissionais”, relata Camilla Dalpino Giachini, de 23 anos.

A ansiedade de Camila é comum a milhares de pessoas. Se a Advocacia já é suscetível a um alto grau de estresse por sua rotina normal de trabalho, o problema agrava-se numa situação excepcional como a provocada pela pandemia. “A CAASPsico ajudou e continua me ajudando semanalmente a ter mais serenidade diante de todo o cenário de crise que estamos vivendo. Sem a ajuda da profissional que me acompanha certamente estaria sendo muito mais difícil atravessar esse período”, afirma Camilla. E acrescenta: “A experiência tem sido muito boa. Espero que esse projeto se prolongue no tempo, perdurando também após a pandemia, pois tenho certeza que continuará ajudando muito os advogados, principalmente por ser um serviço acessível, exclusivamente virtual – praticidade que favorece na rotina dos advogados, já que é possível se conectar com uma psicóloga diretamente de um aplicativo de celular – e com profissionais competentes”.

Segundo Lígia Viana de Arruda, de 37 anos, a situação que envolve a pandemia – isolamento, doença de pessoas próximas, – deixou-a ansiosa, com dificuldade de concentração para o trabalho e outras tarefas. “Ao tomar conhecimento de mais este serviço da CAASP, decidi testar para tentar me sentir melhor, mais tranquila e produtiva”, conta. “Já fiz duas consultas e estou gostando bastante. Isso tem me ajudado a pensar no que me faz mal, identificar o que pode aumentar o meu nível de ansiedade”, elogia Lígia. “Obviamente, não é a solução dos nossos problemas, mas tem ajudado a me sentir mais tranquila. Estou pensando seriamente em continuar a fazer terapia depois que tudo isso passar”, diz.

Acesso virtual

O atendimento à distância passou a ser recomendado pelo Conselho Federal de Psicologia em março de 2020, em virtude das medidas de distanciamento social adotadas para frear a transmissão do coronavírus.

A plataforma de saúde mental da Advocacia paulista – CAASPsico – foi desenvolvida pela Bee Touch, startup especializada em criar soluções de saúde na área. Quem esteve à frente da formulação do portal foi a doutora Ana Carolina Peuker, sócia-fundadora da Bee Touch, doutora em psicologia e membro do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19, da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ao seu lado na empresa está Sibele Faller, doutora em psiquiatria e atuante no treinamento de psicólogos.

Para acessar a plataforma de saúde mental, basta clicar no banner da plataforma no rotativo do site da CAASP (www.caasp.org.br). Os procedimentos seguintes são bem simples: efetuado o pagamento, as instruções de acesso no dia e hora marcados e protocolo de atendimento inicial são enviados ao advogado ou à advogada por e-mail.

“Todas as informações fornecidas são sigilosas e visualizadas apenas pelo psicólogo. Essa medida é necessária para que o especialista planeje e conduza adequadamente o acompanhamento”, explica Peuker.