ComissõesNotíciasOfíciosÚltimos Destaques

PJeOffice deixa de funcionar nos Tribunais Regionais do Trabalho no dia 30 de abril

By 29 de abril de 2021No Comments
PJeOffice deixa de funcionar nos Tribunais Regionais do Trabalho no dia 30 de abril

Os demais tribunais continuarão utilizando o PJeOffice

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) informou que o PJeOffice se tornou incompatível com a assinatura de documentos adotada no sistema PJe da Justiça do Trabalho, e por esse motivo será descontinuado. A medida vale para todos os Tribunais Regionais do Trabalho, que ainda podem optar, por conta própria, pela continuidade temporária do PJeOffice. No entanto, no futuro será utilizado apenas o SHODÔ.

A mudança ocorre em virtude do novo padrão tecnológico utilizado pelo CSJT para assinatura de documentos. A Advocacia e usuários do PJe deverão realizar as assinaturas com o SHODÔ, sistema fornecido pela Justiça do Trabalho, que também conta com o JTe como mecanismo de assinatura. 

Segundo o ofício divulgado pelo Poder Judiciário, a assinatura de documentos no PJe 2 usa um novo padrão chamado PAdES (PDF Advanced Electronic Signatures), que permite a validação dos documentos no decorrer do tempo, facilitando a interoperabilidade e a atualização tecnológica, padrão este não adotado pelo assinador do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).  

O PJeOffice, que continuará sendo utilizado pelos outros tribunais, foi lançado em julho de 2017, com versões para Windows, macOS, Debian e outras distribuições Unix.

Clique aqui e acesse o ofício em formato PDF.