Skip to main content
ComissõesNotíciasOfíciosÚltimos Destaques

PJeOffice deixa de funcionar nos Tribunais Regionais do Trabalho no dia 30 de abril

By 29 de abril de 2021No Comments
TRF-3 oferece treinamento gratuito sobre o sistema PJe para a advocacia

Os demais tribunais continuarão utilizando o PJeOffice

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) informou que o PJeOffice se tornou incompatível com a assinatura de documentos adotada no sistema PJe da Justiça do Trabalho, e por esse motivo será descontinuado. A medida vale para todos os Tribunais Regionais do Trabalho, que ainda podem optar, por conta própria, pela continuidade temporária do PJeOffice. No entanto, no futuro será utilizado apenas o SHODÔ.

A mudança ocorre em virtude do novo padrão tecnológico utilizado pelo CSJT para assinatura de documentos. A Advocacia e usuários do PJe deverão realizar as assinaturas com o SHODÔ, sistema fornecido pela Justiça do Trabalho, que também conta com o JTe como mecanismo de assinatura. 

Segundo o ofício divulgado pelo Poder Judiciário, a assinatura de documentos no PJe 2 usa um novo padrão chamado PAdES (PDF Advanced Electronic Signatures), que permite a validação dos documentos no decorrer do tempo, facilitando a interoperabilidade e a atualização tecnológica, padrão este não adotado pelo assinador do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).  

O PJeOffice, que continuará sendo utilizado pelos outros tribunais, foi lançado em julho de 2017, com versões para Windows, macOS, Debian e outras distribuições Unix.

Clique aqui e acesse o ofício em formato PDF.