InstitucionalNotícias

By 1 de março de 2023março 21st, 2023No Comments
Pioneiro: Conselho da Jovem Advocacia da OAB SP realiza sua primeira sessão

Órgão consultivo foi projetado como um ‘espelho’ do Conselho Secional

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) promoveu, na última segunda-feira (27), a primeira sessão de seu Conselho da Jovem Advocacia (CJA), que garante a participação efetiva de recém-aprovados no Exame de Ordem dentro da estrutura da Secional. Na ocasião, foi promovida a posse dos membros do CJA.

A presidente da Secional, Patricia Vanzolini, explica que o Conselho da Jovem Advocacia é uma proposta da gestão que entra para a história da Ordem por seu ineditismo. “Ele foi projetado como um ‘espelho’ do Conselho Pleno, para dar mais legitimidade às decisões tomadas. Essa vivência institucional é vantajosa para seus membros e, também, à OAB SP. Em resumo, o CJA quer trazer a voz da juventude para dentro da Secional”, destacou ela, em sua fala de abertura.

A sessão, que foi realizada na sede institucional, também contou com as presenças do vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica; da diretora secretária-geral adjunta da entidade, Dione Almeida; do tesoureiro da Secional, Alexandre de Sá Domingues; da presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Adriana Galvão, e do coordenador estadual da Juventude da Secretaria da Justiça e Cidadania paulista, Juliano Borges.

Na ocasião, o conselheiro estadual e presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Guilherme Hansen Cirilo, foi nomeado coordenador geral do CJA; o conselheiro federal da OAB SP, Helio Rubens Batista Ribeiro Costa, como membro; e a advogada Bruna Karoline Bezerra como secretária do Conselho da Jovem Advocacia.

De acordo com Cirilo, o Conselho da Jovem Advocacia é pioneiro. “Criamos algo com uma estrutura sólida, que não existe em nenhuma outra Secional da OAB. Digo isso pois apenas a Ordem paulista incluiu, em seu regimento, um órgão próprio para debater assuntos relativos à Jovem Advocacia (artigo 2º, K). Neste Conselho, cada membro tem mandato, e não uma simples nomeação, isso é que garante estabilidade e, naturalmente, autonomia, liberdade para se expressar e promover os melhores debates. O trabalho está só começando, mas temos um horizonte imenso de oportunidades pela frente”, informou o coordenador geral.

“Ao permitir que jovens integrem a Secional por meio de um órgão consultivo, a sessão entra para a história da OAB SP”, disse o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, quando foi aprovada a criação do CJA, em 14 de fevereiro de 2022.