InstitucionalNotíciasÚltimos Destaques

Para Patricia Vanzolini, os advogados são “o farol da sociedade”

By 22 de novembro de 2022No Comments
reunião-almoço no IASP

Em reunião-almoço no IASP, a presidente da OAB SP falou da importância da união das entidades para as mudanças necessárias, da diversidade às prerrogativas, da tecnologia à formação

“Nós somos o farol da sociedade”, disse a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP), Patricia Vanzolini, ao chamar pela união das entidades de advogados. A primeira presidente da OAB em São Paulo foi homenageada na tradicional reunião-almoço do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), em 21 de novembro.

“A grandeza da Ordem nos exige e nos permite participar juntos e irmanados com as entidades de advogados como o IASP e a AASP [Associação dos Advogados de São Paulo] na construção de um futuro. São inúmeros os desafios e, portanto, nós precisamos de muitas cabeças, de muitos braços de muitas entidades, de muitos corações, porque nós precisamos de muitas soluções”, acrescentou Patricia.

Apontando o dia como de celebração “à Advocacia, pela Advocacia e para Advocacia”, o presidente do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira, lembrou do pioneirismo do Instituto, com as presidentes Maria Odete Duque Bertasi (gestão 2007-2009) e sua sucessora Ivette Sinese Ferreira (gestão 2010-2012), ambas também com histórico de participação na OAB.

“As duas, de alguma forma, consagraram, abriram um pouco, devastaram um pouco do terreno inóspito para a vitória gloriosa da nossa primeira presidente Patricia Vanzolini”, destacou o presidente do IASP.

Mudanças necessárias

Patricia iniciou apresentando os números superlativos da OAB em São Paulo: mais de 365 mil advogados e 37 mil sociedades, representando 25% da classe no país, espalhados em 251 subseções, com mais de 930 postos de atendimento e mais de dois mil funcionários.

Destacou também a questão das grandes diferenças dentro desse universo, lembrando que, segundo o Datafolha, o rendimento médio de um advogado em São Paulo é de R$ 5 mil, sendo R$ 4 mil para mulheres e R$ 6 mil para homens. Os profissionais com menor rendimento são os autônomos, cerca de 88 mil. Desse conjunto, 44% ganham menos de R$ 2.500.

Com foco nessa questão social, a presidente destacou seu apoio incondicional a políticas inclusivas e de diversidade. “A igualdade não é só questão de justiça ou de reparação. É uma questão de inteligência e de sobrevivência. A diversidade é boa para todos. Faz com que eliminemos nossos pontos cegos e enxerguemos a realidade multifacetada tal como ela é.”

Para garantir atendimento ágil e a quem precisa, Patricia destacou a necessidade de ampliação da informatização dos procedimentos e de melhora na qualificação dos profissionais. Nesse sentido, a Escola Superior da Advocacia, além da já em curso ampliação das ofertas online, vai mudar do centro de São Paulo para a avenida Paulista, facilitando o acesso e melhorando as instalações. A questão das prerrogativas também foi apontada como uma prioridade de sua gestão, anunciando a criação da Procuradoria de Prerrogativas do Estado.

A presidente da OAB SP considera todas essas mudanças urgentes. “Diante de um tempo que exige mudanças não deve se temer”, disse.

Falando na importância de um legado, Patrícia Vanzolini terminou sua participação no IASP com um poema do seu avô, o compositor e zoólogo Paulo Vanzolini: “Quando eu for, eu vou sem pena/Pena vai ter quem ficar/O que eu fiz é muito pouco/Mas é meu e vai comigo/Deixo muito inimigo/Porque sempre andei direito/Agasalhei neste peito/Muita cabeça chorando/Morena minha até quando/Você de mim vai lembrar/Quando eu for, eu vou sem pena/Pena vai ter quem ficar”.

A diretora-cultura do IASP, Ana Nery, ofereceu uma placa de homenagem pelo encontro no encerramento.

150 anos e encontro lusófono

Ao recepcionar os convidados do almoço, o diretor-financeiro do IASP, Marco Vinicio Raiser da Cruz, apresentou o teaser de lançamento das comemorações dos 150 anos do IASP, que acontece em novembro de 2024, mas que terá eventos relacionados ao longo dos próximos dois. Para assistir o vídeo de lançamento, clique aqui.

A reunião-almoço contou também a presença de advogados dos diversos países de língua-portuguesa presentes no 1º Congresso Desafios da Advocacia Lusófona, organizado pela Federação dos Advogados de Língua Portuguesa (Falp). “Foi uma feliz coincidência esse almoço junto com o encontro, que traz para o IASP como centro de debates assuntos tão diversos e difundidos no mundo como comércio internacional, direito ambiental ou discriminação”, apontou o coordenador científico do encontro e diretor-administrativo do IASP, Diogo Leonardo Machado Melo. Representantes estaduais da Federação dos Institutos dos Advogados do Brasil também estiveram presentes no almoço e na programação do congresso.

Fonte: IASP