Skip to main content
Eventos/NovidadesNotíciasÚltimos Destaques

OAB Talks: Patricia Vanzolini conta que foi atriz e demorou a assumir advocacia

By 25 de novembro de 2023No Comments
Patricia Vanzolini

Primeira entrevistada em evento cultural neste sábado (25), na sede da Secional, presidente da Ordem paulista reflete sobre como frustrações e descaminhos podem nos levar a descobrir verdadeiras vocações

A presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo), Patricia Vanzolini, fez neste sábado (25), na sede da OAB SP, a abertura do evento OAB Talks – Histórias que Inspiram.

A programação reuniu profissionais de sucesso para contar suas histórias de vida, começando pela entrevista com a presidente da Ordem paulista, em papo descontraído guiado por Nelson Kobayashi, presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP.

Com a filha no colo, Vanzolini revelou que antes de assumir a advocacia como vocação e de realizar o sonho de ser mãe, passou por diversas frustrações e experimentou de tudo.

Cursou ciências sociais porque não foi aprovada no primeiro vestibular para o curso de direito, estudou teatro e atuou na TV em comerciais e programas. “Fui a vilã da atração ‘As Aventuras da Tiazinha’. Lembram da personagem da Suzana Alves, do programa ‘H’?”, revela a presidente.

A advogada brinca que a sua história parece até uma contra receita de sucesso. “Hoje, aos 51 anos, consigo ligar os pontos e entender que precisei passar por tudo isso para estar aqui”, afirma.

Se Vanzolini só entrou na faculdade de direito na segunda tentativa, ela também foi reprovada no primeiro Exame da Ordem. “Foi por cola, mas foi uma cola culposa. Estava carregando um livro que não era permitido, e eu não sabia”, brinca a presidente.

+ Leia também: Patricia Vanzolini é eleita a primeira mulher presidente da OAB SP

Depois de muitos percalços, ela conseguiu se formar e recebeu a carteira, mas não foi advogar; primeiro, decidiu ir direto para o mestrado. Lá, percebeu que poderia seguir o rumo da educação, e ainda conheceu seu marido. Foi buscar vagas para ser assistente de professores até que não demorou a lecionar.

“Quando dei a primeira aula, eu me encontrei completamente. Logo, eles também precisaram de professores para gravar aulas do telepresencial, que estava no início, e vi como minhas outras experiências me ajudaram a ser uma boa comunicadora”, revela Vanzolini.

Com o tempo, ela viu que era preciso também ter experiência prática para ensinar melhor, e abriu um escritório. “Passei a me identificar como advogada criminalista, já que eu dava aulas de direito penal até conseguir os primeiros clientes”, conta ela.

A conclusão de Vanzolini para toda essa trajetória é de que o mais importante é deixar seguir o fluxo da vida. “Os fracassos são bons porque nos colocam no nosso lugar e mostram que não estamos no comando. A disciplina é importante, sempre terminei o que comecei a fazer, fiz bem, porém, é preciso saber relaxar e deixar fluir”.

Experimentar, tentar, fracassar e recomeçar foram importantes para que ela hoje esteja fazendo o que realmente quer, segundo a advogada. “Acordo animada porque escolho os lugares em que quero estar, como a OAB, a faculdade, o meu escritório”, conta Vanzolini.

Aos advogados, a presidente ainda reforça que cada um tem sua trajetória, e toda história tem seu valor próprio. Além disso, não é preciso se preocupar com o tempo.

“Comecei a advogar aos 28 anos, e fui mãe aos 47, quando ninguém mais achava que isso seria possível”, relata a presidente. “Não deixe que ninguém diga para você desistir. Nem tempo, nem idade, nem suas condições atuais devem ser empecilho para você seguir o seu sonho”, afirma Vanzolini.

Primeira mulher à frente da OAB SP

Estar nessa posição de presidente da Ordem paulista, e ainda como a primeira mulher a ocupar o cargo, também nunca foi planejado. Vanzolini conta que a história começou quando recebeu uma ligação de Leonardo Sica, que a convidava para “perder uma eleição”.

“Montamos uma chapa de oposição que não tinha a menor chance. Os amigos riam da gente. Mas como nós dois somos virginianos, fizemos tudo direitinho, rodamos o estado todo. Como programado, perdemos”, brinca a advogada.

Só que eles perderam bem, com cerca de 30 mil votos. Eram esperados apenas 15 mil, e a chapa venceu na capital, apesar de ter perdido no interior. “Passamos os três anos seguintes nos preparando, só que, desta vez, para ganhar. Construímos um programa de gestão muito consistente”, relata Vanzolini.

Aqui, ela também tirou proveito de sua experiência como atriz, comunicadora e professora. “Eu tinha facilidade de conversar com a advocacia, já usava as minhas redes sociais para falar com meus alunos. O crescimento foi orgânico”, comenta a presidente.

Depois de tanto estudo e preparo, foi natural assumir a presidência. “Estava na hora certa, no lugar certo e preparada para isso”, conclui Vanzolini.

Evento aproxima advocacia dos universos do empreendedorismo e do marketing

Conectando especialistas em marketing, empreendedorismo e personalidades midiáticas com a advocacia, a OAB SP, em parceria com a Comissão de Empreendedorismo Legal, promoveu neste sábado (25) o evento OAB Talks – Histórias que Inspiram.

O encontro teve como objetivo promover trocas de experiências e conhecimento entre profissionais dessas áreas, proporcionando oportunidades e inspiração para a advocacia.

Abordando temas como inovação tecnológica e empreendedorismo jurídico, esta edição do OAB Talks reuniu membros da Comissão de Empreendedorismo Legal, como o presidente, Nelson Kobayashi, o vice-presidente, Ezequias Assis, o coordenador Renato Melo e a secretária-geral e coordenadora de marketing da Comissão, Claudia Neves.

Também participaram da programação influenciadores, como Nah Cardoso, e profissionais de outras áreas com trajetórias marcantes de empreendedorismo.

Quem perdeu a programação ao vivo pode conferir a transmissão do evento no canal do Youtube da OAB SP.

Continua aqui