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OAB Talks: Modelo Sebastian, influenciadores e empresários dão dicas de sucesso em evento

By 25 de novembro de 2023No Comments
Sebastian Soul

Profissionais contaram suas trajetórias de vida, transmitiram mensagens motivadoras e deixaram dicas de sucesso; veja o que rolou 

Neste sábado (25), aconteceu o OAB Talks – Histórias que Inspiram, evento promovido pela secional paulista em parceria com a Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP. O encontro teve o objetivo de promover trocas de experiências, proporcionando oportunidades e inspiração para os profissionais da advocacia.

Na sede da Ordem, no centro de São Paulo, advogadas e advogados ouviram as dicas do modelo Sebastian Soul, que ficou conhecido pelos comerciais da C&A, a influenciadora e advogada Gabriela Pereira, Afonso Paciléo, coordenador cultural da OAB SP e especialista em marketing jurídico, entre outros.

O evento foi transmitido pelo canal do YouTube OAB Cultural. Confira quem passou por aqui. 

Cantor, apresentador e advogado

Se a presidente Patricia Vanzolini revelou um passado como atriz, Afonso Paciléo, coordenador cultural da OAB SP, também contou que teve uma carreira artística antes da advocacia. A entrevista dele foi guiada por Renato Melo, coordenador da Comissão de Empreendedorismo Legal da Ordem paulistana.

Afonso Paciléo

Afonso Paciléo durante palestra

Paciléo conta teve o privilégio de nascer em uma família abastada, com pais que eram advogados de sucesso, por isso ele pode escolher cada passo de sua vida. “É importante contar isso, porque quando a gente nasce com tudo isso, a gente pode escolher ser alguém ou usufruir apenas”.

Na infância e adolescência, ele apresentou o programa de TV No Agito. Foi cantor do grupo Só Querer e quase fez parte do grupo musical br’oz. Em meio a oportunidades e experiências, o advogado revela que perdeu uma irmã assassinada e sofre de uma doença crônica, gastroparesia, que o fez passar por mais de 50 cirurgias. “Poderia usar isso como muleta, mas prefiro trabalhar. 

Hoje ele é pai de três filhos, mantém um escritório com mais de 80 pessoas. Criou uma agência de marketing jurídico e dá treinamentos pelo Instituto Afonso Paciléo.

Empresário de TI começou pelo colégio técnico

Marcos Marinho, que fundou uma empresa de soluções de tecnologia, revela que começou na área de TI ainda adolescente e com requintes de aventura. Ele foi entrevistado por Ezequias Assis, vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP.

Filho de mecânico e de uma assistente social, ele pensava que seguiria a profissão do pai. “Um dia meu pai chegou em casa contando que ele ouviu dizer que tecnologia era a profissão do futuro”, conta Marinho. Ele, então, ainda adolescente, foi cursar um colegial técnico, como era chamado o ensino médio profissional da época.

O pai estava trabalhando nas empresas da família Saad, e arrumou um emprego no chão de fábrica para ele. Até que um dia o sistema da empresa parou. Marinho pediu uma hora de folga, correu para a biblioteca até achar a solução para a falha do sistema. “O técnico que resolveria estava vindo do Sul. Fui lá fiz funcionar, e no dia seguinte passei a trabalhar no setor de informática”, conta o empresário. 

Ele conta que o principal objetivo de sua empresa é buscar soluções. “Sempre ouvimos o mercado para saber o que o comércio, a advocacia ou a indústria precisam. Corremos atrás de uma tecnologia que resolva as necessidades desses setores”, conta.

Uma dica do empresário é ser flexível diante de tantas mudanças de mercado. “É preciso aprender a desaprender e reaprender. Muitas vezes, nos apegamos a uma técnica, mas é preciso saber a hora de desapegar”, afirma Marinho.     

Influenciadora começou nos tempos do Orkut

Nah Cardoso

A influenciadora Nah Cardoso

Hoje, ela tem 11 milhões de seguidores no Instagram, mas Nah Cardoso já explorava o mundo da internet no Orkut. Ela estudava teatro e publicidade quando começou a compartilhar o seu dia a dia naquela rede social.

A influenciadora trocou ideias com Claudia Neves, secretária-Geral e Coordenadora de Marketing da Comissão de Empreendedorismo.

“Foi em 2010, que eu comecei a ver que isso tinha um potencial profissional. Entrei no Instagram assim que ele foi lançado”, conta a influenciadora.

Ela começou a transmitir viagens em tempo real, o que ainda era uma novidade. As empresas passaram a ver oportunidade nisso e investir. “Fui me profissionalizando aos poucos, entendendo os passos, criei meu site, contratei pessoas para me guiarem”.

Com a ajuda jurídica, Nah registrou seu nome como marca e também o seu bordão “Hello, Hello”, que já é marca de um perfume. Ela também tem produtos de beleza licenciados e faz a seleção de forma criteriosa. “Recuso muito trabalho. Se não bebo cerveja, não faz sentido eu falar sobre isso, mesmo assim, muita empresa bate na minha porta”.

Para engajar nas redes sociais, mesmo como advogado, Cardoso diz que é preciso refletir sobre quem você é e o que deseja transmitir. “Não será de um dia para o outro, mas, aos poucos, cada um descobre o seu melhor formato. Até visito outras redes para me atualizar, mas sempre busco fazer do meu jeito”, revela a influenciadora.

“O pior veneno é a comparação. Quando você faz isso, para de se olhar, de se valorizar, de enxergar a sua própria evolução”, conclui.

Amizade e sociedade 

As advogadas Fernanda Ramos, presidente da Comissão de Obras da OAB SP e vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP, e Eduarda Chaves, especialista em contratos e LGPD, contaram a história de uma amizade que cresceu ainda mais desde que se tornaram sócias num escritório de advocacia. Elas foram entrevistadas por Ezequias Assis, vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP.

Fernanda Ramos, Eduarda Chaves e Ezequias Assis

Fernanda Ramos, Eduarda Chaves e Ezequias Assis

Muito conectadas, elas recordaram como foi a trajetória até a graduação em direito e o começo da amizade. A dupla destacou que, apesar de terem vindo de realidades financeiras distintas, a conexão foi imediata e o carinho mútuo é um dos segredos do sucesso da sociedade. 

Filha de pai empresário, Eduarda já foi cantora (Duda Chaves) e apresentadora de de televisão no SBT. Por conta disso, chegou a pensar em ser jornalista, mas o pai a orientou a seguir para outros caminhos, entre eles o Direito. Filha de um taxista e uma empregada doméstica, Fernanda recordou que foi uma das primeiras da família a ingressar numa faculdade e a luta financeira para poder concretizar este sonho.

As advogadas também lembraram do começo difícil numa sala emprestada até alcançarem o status atual de serem frequentemente convidadas para entrevistas em programas de rádio e televisão. 

Especialista em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Chaves falou sobre um caso inusitado durante entrevista a um jornal do SBT. “ A gente estava falando da lei LGPD, mas, num determinado, um apresentador falou assim, ‘mas e essa coisa de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero), homem com homem, mulher com mulher, você sofre muito preconceito?’. E eu queria rir muito, mas estava ao vivo no SBT à noite”, disse Chaves, que, apesar de ter sido pega de surpresa, contornou a situação com jogo de cintura.

No recado final, elas destacaram a persistência e a humildade como dicas importantes para o sucesso profissional e uma sociedade sólida e solidária.

Garoto-propaganda da C&A

Ele ganhou fama como o garoto-propaganda da rede de lojas de vestuário C&A. Seu nome de batismo é Sebastião Aparecido Fonseca (foto no destaque), mas o artista é conhecido como Sebastian Soul. Hoje em dia, além de fazer palestras motivacionais, acumula diversas funções como ator, cantor, bailarino clássico e de sapateado, todas elas seguindo um mesmo princípio: entreter o público. Ele conversou com Nelson Kobayashi, presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP.

Nascido em Belo Horizonte, Sebastian falou da importância das pessoas acreditarem em si e serem “gestoras de suas histórias”. Mais do que uma imagem publicitária, ele também desempenhou um papel importante na C&A longe das telas. Além de motivar funcionários e colaboradores, o artista participava de reuniões com os novos proprietários de lojas da rede, obras e inaugurações por todo o país, sempre com o mesmo carinho e atenção a todos. “Foram mais de 200 lojas que eu visitei.”

No OAB Talks, Sebastian também mandou o seu recado para que as pessoas resolvam os seus próprios conflitos. “Paremos de reclamar e vamos prestar atenção na solução, ela está na nossa frente, dentro da gente. Quanto mais pensamos em crise, mais ela aumenta. Devemos mudar nossas frequências.”

Criando suas próprias oportunidades

Especialista em Direito Imobiliário e com experiência como registradora civil e tabeliã, a advogada Gabriela Pereira, que já foi titular de cartório, confessou que seu sonho era ser jornalista, mas o pai a convenceu a escolher pelo curso de direito. Além de falar de sua trajetória até se graduar, ela recordou de seu início profissional, precisando atuar em várias áreas do direito para superar as dificuldades financeiras. Ela foi entrevistada pelo coordenador Renato Melo.

Gabriela Pereira

Gabriela Pereira

Gabriela Pereira também é pós-graduada em Direito Imobiliário, mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social e lecionou em instituições de ensino. No currículo também traz a experiência de ter sido colunista jurídica de rádio e televisão em Salvador por mais de três anos, alcançando sucesso e notoriedade.

Para concretizar mais um sonho na carreira profissional e se tornar titular (proprietária) de um cartório, ela recorda que foram cinco anos de concursos até passar nas seis fases obrigatórias. Neste bate-papo, ela revelou, porém, que há quatro meses decidiu renunciar a titularidade do cartório para retomar o foco no Direito Tributário e buscar novos desafios.

Sua principal mensagem foi a obstinação em lutar pelos sonhos. “Todas as coisas na minha vida aconteceram porque eu não tinha oportunidade, então eu criava minhas próprias oportunidades.Ninguém vai me chamar para ir à televisão, dar uma palestra ou dar aula para corretores de imóveis se eu não ir lá e me oferecer”.”

O advogado que salvou um casamento

Criador de conteúdo nas redes sociais sobre Direito de Família, o advogado mineiro Rafael Gonçalves já foi uma verdadeira sensação nas redes sociais após compartilhar, em seu perfil no Facebook, uma história, no mínimo, inusitada. No OAB Talks, ele recordou este caso e falou da sua paixão pela advocacia. Ele foi entrevistado por Cláudia Neves, que também é especialista em Direito de Família.

A história aconteceu em 2015. Ao ser procurado por uma mulher que buscava o divórcio do marido, Rafael percebeu no depoimento dela que ainda havia uma ligação forte entre o casal. Após a consulta, ele entregou para a futura cliente, com era de praxe, a relação de documentos para dar entrada no processo de divórcio. Porém, ele acrescentou quatro perguntas no papel, pedindo para que a mulher respondesse com o marido e só retornasse ao escritório com as respostas. “Se mesmo assim vocês quiserem se divorciar, tragam esse bloquinho respondido que eu farei o divórcio de vocês”, orientou.

Uma semana depois, o casal voltou ao escritório para anunciar que não teria mais o divórcio, pois as perguntas foram essenciais para que refletissem e tomassem a decisão em manter o casamento.

Com a imagem do papel entregue ao casal e o relato da história, a postagem de Rafael no Facebook, com o título “Perdi uma cliente, mas ganhei um casal de amigos”, viralizou nas redes sociais e foi tema de várias reportagens, chegando a ser publicada até no site oficial do Vaticano.

Quem perdeu a programação ao vivo pode conferir a transmissão do evento no canal do Youtube da OAB SP.

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